Carros-pipa abastecem 83 cidades do Piauí, diz secretário de defesa civil

19/09/2015 08h47


Fonte G1 P1

O secretário de Defesa Civil disse ao G1 que das 152 cidades do Piauí em estado de emergência por conta da estiagem, 82 são abastecidas com carros-pipa. Com o estabelecimento do período mais quente e seco do ano, o B.R.O Bró, a tendência é que mais municípios tenham dificuldades com o abastecimento de água para humanos.

Imagem: Júlio CastroConstrutora deixou de entregar cinco condomínios de apartamentos.(Imagem:Júlio Castro)

“Antigamente a gente via os carros-pipa indo principalmente para o semiárido piauiense, mas atualmente várias cidades da região norte estão sem água. Para se ter uma ideia, o abastecimento era feito em áreas da zona rural, mas já temos carros-pipa colocando água para famílias nas zonas urbanas das cidades”, afirmou o secretário de defesa civil, Hélio Isaías.

Mais 20 prefeituras solicitaram reconhecimento de estado de calamidade pública por conta da estiagem, com isso o número de cidades atingidas pela seca deve chegar a 172. “A tendência é que os reservatórios fiquem ainda mais secos e que mais famílias precisem do carro-pipa. Na próxima semana, mais 33 cidades passarão a ser abastecidas com essa ferramenta. Além disso, mais municípios terão se estado de emergência reconhecido”, disse.

Decretos

Para o secretário de defesa civil, os decretos de emergência tem como objetivo ter uma maior relação com o Governo Federal para um atendimento emergencial e preciso à população, que sofre com a falta de abastecimento de água.

O decreto dá ainda maior apoio às famílias que foram prejudicadas pela irregularidade das chuvas, que podem ter acesso ao Bolsa Estiagem, sementes gratuitas e carros-pipa.