Casais comemoram um ano do 1º casamento homoafetivo no PiauÃ
06/04/2014 10h25Fonte G1 PI
Imagem: Gilcilene Araújo /G1Clique para ampliarCasais comemoram um ano do primeiro casamento homoafetivo no Piauí.
O Grupo Matizes realizou neste sábado (5) um almoço para comemorar um ano da concretização do primeiro casamento homoafetivo no Piauí. Na época, quatro casais de lésbicas entraram para a história do estado ao participar da primeira cerimônia de casamento homoafetivo.
A auxiliar de escritório Sandra Jeniffer da Silva e Natalia de Sousa foram uma das pioneiras. Elas afirmam que se sentem realizadas depois que oficializaram a união. “Já morávamos na mesma residência há dois anos e tínhamos um sonho de oficializar nossa união, por isso quando assinamos aquele papel, que para muitos pode ser simbólico, transbordamos de alegria”, disse Sandra Jeniffer da Silva.
Imagem: Gilcilene Araújo /G1Clique para ampliarSandra Jeniffer e Natalia de Sousa comemoram bodas de papel.
O casal também faz planos para o futuro. As duas aguardam ansiosamente a entrega das chaves de uma residência para aumentar a família.
“Fomos contempladas com uma residência do programa Minha Casa Minha Vida da prefeitura de Teresina. Estamos contando os dias para receber as chaves do imóvel, pois queremos adotar uma criança ou ter um bebê através de inseminação”, comentou Natalia de Sousa.
Sandra Jeniffer da Silva comemorou a mudança de estado civil, mas lamentou o posicionamento da sociedade diante de um casal de lésbicas. Ela lembra uma situação constrangedora que vivenciou após o casamento.
“Tive que fazer uma cadastro de abertura de conta e o atendente me solicitou o nome do meu companheiro quando falei o nome da Natalia, ele repetiu a pergunta e somente após alguns minutos o rapaz entendeu que convivia com uma mulher”, citou.
Imagem: Gilcilene Araújo /G1Clique para ampliarAmigos também participaram da comemoração de bodas de papel.
A técnica em informática Sandra Marques ressaltou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é diferente dos outros. “Fechamos a porta do preconceito e abrimos as janelas da felicidade. Compartilhamos tudo, momentos de alegria e tristeza. É muito bom estar ao lado dela”, afirmou Sandra.
Amigos dos casais também participaram da comemoração de bodas de papel. Os outros dois casais que oficializaram a união em abril de 2012 não puderam participar da festa.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook