Ceir inicia tratamento para pacientes com autismo e síndrome de Down

10/08/2015 08h26


Fonte G1 PI

Imagem: Patrícia Andrade/G1Tratamento contará com especialistas em três clínicas.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Tratamento contará com especialistas em três clínicas.

Referência no tratamento de reabilitação de pessoas com deficiência físico-motora do Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) inicia nesta segunda-feira (10) o tratamento de reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

Dividida em três clínicas – Clínica de Deficiência Intelectual, Clínica de Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Clínica de Síndrome de Down – a Reabilitação Intelectual do Ceir também oferta oficinas para os pacientes, a exemplo de oficinas de atividades sensoriais e de linguagem, e cursos para cuidadores, acompanhantes ou familiares, para orientações sobre a reabilitação do paciente.

De acordo com a gerente da Reabilitação Intelectual do Ceir, Maria Andréia Marques, os pacientes que iniciarão as terapias da reabilitação intelectual nesta segunda (10) já estão sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional desde abril deste ano. “Esses pacientes já passaram por todo o processo para a entrada no programa de reabilitação do Ceir, que consiste na triagem, consulta de admissão e avaliação global”, pontua.

A triagem tem como objetivo encaminhar os usuários para as clínicas da reabilitação; a consulta de admissão identifica a situação clínica do usuário e diagnostica a deficiência; e a avaliação global estabelece o projeto terapêutico para o paciente contendo as atividades a serem realizadas pela equipe multiprofissional para o desenvolvimento de habilidades da pessoa, particularmente voltadas à cognição, linguagem e sociabilidade.

A Reabilitação Intelectual do Ceir é formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

Acesso ao tratamento

Para ter acesso ao serviço de reabilitação ofertado pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS e solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. Em seguida, a pessoa deve procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município para ser encaminhado para “triagem reabilitação Ceir”.

No caso de usuários com deficiência intelectual ou TEA, o encaminhamento deverá ser feito por médico pediatra, psiquiatra, neurologista ou neuropediatra da rede pública. No caso de usuários com Síndrome de Down, o encaminhamento poderá ser feito por qualquer médico da rede pública. Na triagem do Ceir, o usuário deve levar laudos e/ou atestados prévios, exames complementares já realizados e relatório escolar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: síndrome, down, autismo