Cerca de 10% dos domicílios piauienses não tem TV, aponta IBGE

17/08/2024 08h00


Fonte Portal Clube News

Imagem: FreepikA proporção de domicílios no Piauí sem acesso a televisão cresceu nos últimos oito anos(Imagem:Freepik)A proporção de domicílios no Piauí sem acesso a televisão cresceu nos últimos oito anos

No Piauí, a proporção de 9,4% domicílios não tinham acesso a televisão em 2023. O número representa um salto de 4,9 pontos, em oito anos, quando em 2016, 4,5% das residências piauienses não tinham acesso a TV, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (16).

No Brasil, a proporção de domicílios sem televisão saltou de 2,8% em 2016 para 5,7% em 2023. Naquele período, todas as unidades da federação apresentaram aumento na proporção de domicílios que não tinham acesso à televisão, e o estado com o maior indicador de não acesso a tv era Roraima, com 16,2% dos lares, seguido de Tocantins, com 12,6%.

Imagem: Fonte: IBGEProporção de domicílios que não tinham televisão (%) - Brasil e UFs - 2023(Imagem:Fonte: IBGE)Proporção de domicílios que não tinham televisão (%) - Brasil e UFs - 2023

O estado com a menor proporção de domicílios sem televisão nos domicílios era o Rio de Janeiro, com 2,6%. O rendimento médio mensal real domiciliar percapita dos domicílios que não tinham televisão, de R$ 1.149,00, era praticamente a metade do rendimento observado nos domicílios que tinham televisão, que era de R$ 2.262,00.

Piauí é o estado que possui a maior proporção de domicílios com televisão de tubo no país

Em 2016, no Piauí, 55,9% dos domicílios tinham apenas televisão de tubo, indicador que caiu para 18,4% dos lares em 2023. Apesar dessa redução, o estado ainda é o que possui a maior proporção de domicílios com tv de tubo no país, seguido do Rio Grande do Norte, com 13,2%. O estado com o menor indicador de domicílios exclusivamente com televisão de tubo é Santa Catarina, com 2,6%. A média observada no Brasil foi de 7,2% dos lares com televisão de tubo. São informações obtidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.

Imagem: Fonte: IBGEProporção de domicílios com televisão, por tipo de equipamento (%) Brasil e Piauí - 2023(Imagem:Fonte: IBGE)Proporção de domicílios com televisão, por tipo de equipamento (%) Brasil e Piauí - 2023

No tocante aos domicílios que tinham apenas televisão de tela fina (LED, LCD ou plasma), o Piauí era o que detinha a menor proporção no país, com 79,9% dos domicílios, abaixo da proporção do Brasil, que era de 90,8%. O estado com o maior indicador era Santa Catarina, com 96,1% dos domicílios exclusivamente com tv de tela fina. No Piauí, 1,7% dos domicílios tinha tanto tv de tela fina como tv de tubo, enquanto no Brasil esse indicador era de 8,4%.

Tópicos: pesquisa, ibge, rendimento