Chuvas ainda são insuficientes para recuperar nível de barragens no Piauí

13/02/2017 12h01


Fonte G1 PI

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que monitora as 25 maiores barragens do Piauí, informou que mesmo com as chuvas intensas em algumas partes do semiárido piauiense, desde a última quarta-feira (8), o nível dos reservatórios ainda continua muito baixo. Segundo o órgão, o estado não tem chuvas regulares a cinco anos e, por isso, o período chuvoso deste ano ainda não tem sido suficiente para suprir os reservatórios e abastecer os municípios.

O coordenador do Dnocs no Piauí, Djalma Bezerra, revelou que a situação mais crítica é a dos reservatórios da região de Picos, no Sul do estado, onde as chuvas ainda não foram suficientes para suprir os reservatórios que, segundo ele, estão praticamente secos, a exemplo do açude de Bocaina que conta hoje com 12% de sua capacidade.

De acordo com o coordenador, o momento agora é de fechar as barragens para que possam reter a água das chuvas e tentar retomar sua capacidade. “Nós nos reunimos com o comitê gestor da barragem e com a Agência Nacional de Águas [ANA] e concluímos que deveríamos fechar as comportas para que o reservatório pegue uma recarga boa, para dar uma segurança hídrica à população no período de estiagem intensa”, disse.

Sobre o semiárido piauiense, o coordenador informou que as chuvas do último final de semana foram animadoras, mas que é importante que a população não desperdice água.

“As chuvas foram boas e isso anima o Dnocs, mas continuamos a bater na tecla do racionamento e preservação dos reservatórios. Vamos iniciar uma pequena obra de drenagem das Canaletas em Bocaína e Piaus, além de fechamento de pequenos buracos. Praticamente todas as barragens do estado estão fechadas para reter as águas das chuvas”,
disse