Cidades do litoral do Piauà são abastecidas por carro pipa
31/12/2015 08h15Fonte Cidadeverde.com
As cidades de Luis Correia e Cajueiro da Praia estão sendo abastecidas por carros pipa e estão na relação dos 164 municípios que estão listados no Decreto de Emergência publicado no Diário Oficial dia 28 de dezembro. O secretário de Defesa Civil Hélio Isaías informou que houve um aumento em 12 cidades. No decreto anterior eram 152 municípios. Estas duas cidades segundo a defesa civil estão sendo abastecidas por carros pipa, tanto a zona urbana como a rural.Imagem: DivulgaçãoClique para ampliar
Este foi um dos aspectos levantados pelo secretário de Defesa Civil, segundo ele aumento o numero de cidades que estão sem água e não são da região da seca. "O município de Cajueiro da Praia está completamente sem água e estamos fazendo ações para regularizar o abastecimento da região do Litoral". Segundo o secretário todo o problema no litoral está na adutora de Parnaíba, a obra foi projetada para garantir o fornecimento de água da região, mas nunca foi terminada.
Outra região citada pelo secretário é São Raimundo Nonato e a região, onde as zonas urbanas são abastecidas pela barragem Petrônio Portella e tem um volume de 6% de água. Em Curimatá e Júlio Borges as cidades já estão abastecidas o carros pipa. "Existem locais que a agua do pipa está sendo dividida entre consumo humano e animal", observou. Ele falou que o papel da defesa civil é agir nos casos de emergência, mas a Agespisa tem que buscar alternativas para viabilizar o abastecimento de água no interior do Estado. "Existem locais que a agua do pipa está sendo dividida entre consumo humano e animal".
Além da questão do abastecimento de água o decreto vai permitir que os trabalhadores rurais tenham acesso ao seguro safra. "Estes decretos vão permitir que os trabalhadores rurais tenham acesso também a benefícios como o seguro safra além e garantir o acesso a água pelo carro pipa". Mas a preocupação do secretário a estiagem prolongada esta afetando municípios fora área de seca.