Climatologista prevê chuvas para os últimos dias de 2024 e chegada de 2025
30/12/2024 09h17Fonte ClubeNews
Imagem: Carlienne CarpasoClimatologista prevê chuvas para os últimos dias de 2024 e chegada de 2025.
A previsão do tempo é de chuvas no Piauí nos últimos dias do ano de 2024. A climatologista Sara Cardoso comenta que a chegada do ano de 2025 também poderá ser com água caindo do céu.
Segundo Sara, para o Centro-Norte do Piauí, incluindo a capital Teresina, a previsão é de chuvas mais isoladas, com ventos alterados e raios.
Já na região Norte, onde está o litoral piauiense, a possibilidade é de chuvas “na virada de ano” com rajadas de ventos que podem ultrapassar os 40 km, principalmente na faixa litorânea.
Conforme a climatologista, esse é o trimestre mais chuvoso para o Sudoeste do Piauí, região do mapa abaixo da cidade de Floriano, pegando os municípios de Uruçuí, Santa Filomena, Corrente, Gilbués, Alvorada do Gurgueia e Canto do Buriti.
Com relação à região Sudeste, pelas cidades de Pio IX, Massapê e Paulistana, por exemplo, tem-se previsão de chuvas isoladas.
Sobre a forte chuva em Picos, neste domingo (29), a climatologista observou uma nuvem com grande potencial de chuva que se concentrou na porção urbana da cidade. “Ainda tem previsão de chuva para os últimos dois dias do ano”.
O Sul do Estado também poderá ser com chuvas. “Então, os dias 30 e 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, as chuvas devem ocorrer de Floriano até o extremo Sul do Piauí”, acrescentou.
Ao analisar a situação do Piauí, a climatologista constatou que as chuvas estão caindo um pouco abaixo da média em muitos municípios do Sudoeste piauiense. Mesmo com chuvas, “a temperatura está elevada, ultrapassando os 40° graus em um período que se esperava temperatura máxima de 36° graus”, diz.
A cidade de Uruçuí, por exemplo, já registrou no último trimestre pelo menos três eventos extremos de chuvas no prazo de 24 horas que ultrapassaram 100 milímetros, diz Sara.
“Nós estamos observando que esses eventos extremos de chuvas, de temperatura alta, estão se tornando comuns. Isso em virtude das mudanças climáticas”.
Os dias com ocorrências de chuvas vão se tornar cada vez mais comuns, ressalta a climatologista. Porém, “estamos observando que as temperaturas máximas continuam acima da média”.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews