COE estadual recomenda volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no PiauÃ
14/06/2022 10h31Fonte G1 PI
Imagem: Júlio DinizCOE recomenda volta do uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí.
O Comitê de Operações Emergenciais do Estado do Piauí (COE) decidiu, em reunião na noite de segunda-feira (13), recomendar ao governo estadual que decrete a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. De acordo com o secretário de Saúde, Néris Júnior, um decreto com as recomendações do comitê deve ser publicado ainda nesta terça (14), no Diário Oficial.
Além do retorno do item de segurança, o COE estadual recomendou outras medidas para contenção dos casos de Covid-19, como o envio de testes para municípios, reforço do programa Busca Ativa e orientações às instituições de ensino para o isolamento de alunos e profissionais com a infecção.
“Discutimos essas orientações como medida de contenção do avanço da Covid, que vem apresentando uma alta nos casos em todo o país. Ficou acordada a volta da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, além dessas outras determinações”, disse o secretário.
Segundo a Secretaria estadual de Saúde (Sesapi), foram liberados mais 30 mil testes para Teresina. Além das medidas, Néris Júnior reforçou a necessidade do esquema vacinal completo.
No estado, a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda população acima de cinco anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há quatro meses ou mais.
“Nós queremos lembrar a todo momento a nossa população do Piauí, que a vacina é a principal arma para combater do vírus e suas complicações. Então você, que está com suas doses atrasadas, procurem os postos de saúde, que atualize a sua caderneta de vacinação, pois só assim poderemos vencer juntos a Covid”, declarou o secretário de saúde.
Uso de máscara em Teresina
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou decreto, na segunda (13), que determina a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em locais públicos ou privados que prestem serviços na área de saúde.
O decreto recomenda o uso de máscara nos locais de grande aglomeração de pessoas, sendo estes abertos ou fechados. Também é recomendável o uso do equipamento de proteção individual nos ambientes fechados em que tenha ocorrido, pelo menos, um caso de Covid-19 entre até 500 pessoas em uma semana, incluindo escolas, estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, sejam eles públicos ou privados.
Fim da obrigatoriedade
O uso de máscaras tornou-se obrigatório no Piauí em 22 de abril de 2020, com um decreto que obrigou o uso em locais abertos e fechados.
O uso permaneceu obrigatório até 12 de abril de 2022, após algumas mudanças nas regras, o estado flexibilizou de vez uso de máscaras em locais fechados.
A condição era de que as cidades tivessem pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. Em Teresina, o uso já não era obrigatório desde 24 de março.
O uso continuou obrigatório para idosos e pessoas imunossuprimidas, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;
E em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook