Com 3 mil enfeites, casa da 'Mamãe Noel' encanta crianças e adultos no PI
25/12/2014 09h40Fonte G1 PI
Imagem: André Luis Santos/ Rede ClubeCasa da Mamãe Noel encanta crianças e adultos em Teresina.
Ela não é o Papai Noel, mas faz a alegria de muitas crianças há 18 anos. Os cabelos brancos e o sorriso simpático da aposentada Luzineide Jales, de 79 anos, juntamente com os mais de três mil enfeites natalinos emocionam e encantam os visitantes que chegam a sua residência, localizada na Zona Norte de Teresina. A 'Casa da Mamãe Noel', como é carinhosamente conhecida, já se tornou ponto turístico na cidade e recebe cerca de oito mil visitantes a cada ano. O local estará aberto para visitação até o dia 6 de janeiro de 2015, durante todos os dias das 9h às 21hs.
A decoração é composta de anjos, presépios, árvores de natal e papais noéis. O bom velhinho fascina a criançada porque em alguns expositores, eles são vistos refrescando-se numa banheira, dançando, cantando, dormindo, pilotando uma motocicleta e claro, entrando em uma chaminé.
Imagem: Gilcilene Araújo/G1Clique para ampliarAdultos e crianças ficam fascinados com os papais noéis em Teresina.
A pequena Ana Clara, de 8 anos, foi com a família visitar o local pela primeira vez e ficou encantada com a decoração. A menina resistiu em sair da frente da mesa onde havia alguns papais noéis dançando. “Eu a chamo para olhar outras áreas, mas ela não quer. Observe como minha filha está feliz com esta exposição. Já pulou e dançou com as músicas que saem do boneco”, disse a servidora pública Rosangela Pinto.
E não foram apenas as crianças que ficaram fascinadas com a simbologia do Natal que há na Casa da Mamãe Noel. Os adultos aproveitam para fazer fotografias no local e relembrar a infância.
“No meu tempo não tinha isso. A decoração de Natal era muito pobre e se resumia a alguns piscas-piscas. Este é o terceiro ano que visito a Casa da Mamãe Noel e toda vez que venho me emociono principalmente com os presépios. Fico imaginando o nascimento de Cristo e lembro-me das historias que meus pais me contavam sobre o Natal”, revelou a Juraci da Silva.
Como tudo começou
A decoração começou de forma espontânea e a aposentada nem imaginava que um dia, sua residência se tornaria um ponto turístico de Teresina na época natalina. “Tudo começou depois que meu marido faleceu, pois sempre gostei de enfeitar minha casa no Natal, mas depois da morte dele comecei a me sentir sozinha e resolvi convidar as pessoas conhecidas para visitar e apreciar a decoração. Logo, a casa ficou conhecida através do boca a boca, ou seja, quem vinha uma vez comentava com outros amigos e familiares e os traziam no ano seguinte”, contou.
Imagem: André Luis Santos/ Rede ClubeDecoração é composta de anjos, presépios, árvores de natal e papais noéis.
Para que tudo fique pronto a tempo do Natal, a aposentada Luzineide conta com o apoio de amigos e familiares. Os trabalhos começam em setembro e a exposição é aberta ao público no mês de novembro. Sem ajuda de órgãos públicos ou entidades, a aposentada custeia toda a decoração e as despesas com o próprio orçamento. Mesmo com as dificuldades, Luzineide pretende manter a casa, que é uma atração da capital.
Imagem: Viviana Braga/G1Clique para ampliarLuzineide Jales perdeu as contas do quanto gastou com a decoração.
“Este ano passei a cobrar uma taxa de R$ 10 para quem deseja fazer fotografias ou filmagens. Ressalto que o local é aberto ao público e ninguém paga para entrar, mas para levar uma recordação é necessário um pagamento. Este dinheiro me ajudará a cuidar das despesas da casa e renovar os enfeites para o próximo ano”, justificou a aposentada.
E não são apenas os visitantes que ganham uma lembrança. Luzineide Jales também se diz presenteada por ter a oportunidade de passar um pouco do significado do Natal às pessoas que conhecem a sua casa. “As pessoas têm que entender que isso aqui não é só Papai Noel, é uma festa do aniversário do menino Jesus e os papais noéis vêm como convidados da festa”, explicou.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews