Com aumentos de casos de Covid, cidades no Piauà decretam isolamento mais rÃgido
04/06/2021 14h54Fonte G1 PI
Imagem: Cidades Na NetBarreira sanitária no Piauí.
Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e São Julião decretaram medidas mais rígidas de isolamento para tentar conter a Covid-19. De acordo com as prefeituras, a decisão teve como base o aumento no número de casos da doença nos municípios. O governador Wellington Dias (PT) disse, em entrevista à TV Clube nesta sexta-feira (4), que também pretende manter medidas restritivas.
Segundo o governador, o Piauí tem registrado queda no número de mortes, mas os casos ainda se mantém acima de 1 mil por dia e o objetivo é reduzir para pelo menos 500 casos diários.
"O índice de transmissibilidade nos diz que a transmissão está alta, temos que reduzir. Queremos que a economia volte à normalidade o mais rapidamente possível, mas isso não é possível sem vacina para todos. Então, devemos manter os decretos por enquanto e, quando for possível, retomar as atividades", declarou.
O prefeito de Ribeiro Gonçalves, Lindenberg Vieira (PT), afirmou que uma das preocupações do município é com a demanda por assistência médica para tratamento da Covid, que também tem aumentado com os novos casos.
"A gente tem tido dificuldades, principalmente nas últimas semanas, devido ao aumento de casos. E a gente observa que esses casos tem sido mais graves, que os pacientes precisam de mais suporte médico", relatou
Como providência para tentar diminuir a contaminação, a prefeitura proibiu atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas. E outras medidas, veja o decreto na íntegra.
Baixa Grande do Ribeiro
No município fica suspensa, desta sexta (4) até as 23h59 minutos do domingo (6), a circulação de pessoas nas zonas rural e urbana, sendo permitida apenas se justificada. Também foram suspensas todas as atividades comerciais exceto farmácias, postos de combustíveis e borracharias.
O serviço de entrega domiciliar (delivery) só é permitido para alimentos, medicamentos e utensílios de primeira necessidade. É proibida a venda de bebidas alcoólicas. O cumprimento das medidas será fiscalizado pela prefeitura, vigilância sanitária e forças de segurança.
O descumprimento das determinações é sujeito a aplicação das penalidades. Veja o decreto na íntegra.
São Julião
A prefeitura determinou o fechamento do comércio por 12 dias e deixou em funcionamento apenas atividades comerciais no município. As atividades presenciais econômico-sociais foram suspensas desde 17h de quinta (3) e devem permanecer assim até às 5h do dia 16 de junho.
Somente as atividades essenciais estão autorizadas a funcionar, são elas: mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, padarias e produtos alimentícios, farmácias, atividades de clínica médica, oficinas mecânicas, borracharias, bancos, lotéricas e postos de combustíveis.
Serviços de alimentação e bebidas somente no sistema de delivery ou drive thru. Templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão funcionar com atividades religiosas presenciais com público limitado a 30% da sua capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo a celebração diária ultrapassar duas horas de duração.
O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, farmácias, padarias e produtos alimentícios deve encerrar às 17h. Academias de ginástica, locais de práticas de jogos e eventos esportivos devem permanecer fechados.
Nesse período, está proibida a circulação de pessoas, de 17h às 5h, em espaços e vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. Veja o decreto na íntegra.