Com reforma atrasada, escola funciona em Centro Paroquial no Piauí

17/03/2016 08h56


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PiauíClique para ampliarEscoras de madeira colocadas em teto de escola.(Imagem:G1 Piauí)Escoras de madeira colocadas em teto de escola.

Alunos e professores da Unidade Escolar Maria Isaias de Jesus, na cidade de Domingos Mourão, a 220 km ao Norte de Teresina, tiveram de deixar as salas de aula para estudar em espaços improvisados. Isso porque a unidade de ensino, única da localidade, está em condições precárias e não pode abrigar os estudantes porque desde o ano passado uma reforma que era feita no local está parada.

Fotos e vídeos feitos pelos denunciantes mostram que parte do reboco desabou, goteiras danificam livros e carteiras. A situação é mais grave no pátio da escola, onde parte do teto ameaça cair e foi necessário escoras de madeiras para evitar o desabamento.

Um dos locais é o Centro Paroquial da cidade que foi cedido pela igreja para abrigar os estudantes. No local, os professores e alunos reclamam da alta temperatura e da falta de estrutura para funcionar como unidade de ensino. Ainda de acordo com o professor, desde o ano passado que era para ser feita uma reforma na unidade, mas até agora nada foi feito.

“Alguns engenheiros da Secretaria Estadual de Educação vieram e fizeram uma avaliação. A escola foi interditada e os alunos tem que assistir aulas em locais inadequados e sem banheiros. Assim fica muito difícil o aprendizado desses alunos”,
relatou.

Sobre a obra parada na escola de Domingos Mourão, a Unidade de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que aguarda o parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre o pedido de dispensa de licitação para a execução da obra, e então iniciar as intervenções.

Aulas atrasadas
O professor que denunciou o caso disse ainda que aulas iniciaram com um quase um mês de atraso e que a escola não possui diretor. “É uma vergonha a escola nessa estrutura e com quase um mês de atraso ainda não possuir um diretor. A situação aqui é das piores e não temos como trabalhar dessa forma. A minha preocupação maior é com os alunos passando perto das escoras do teto”, relatou.

Uma aluna, que também não se identificou, disse que o local não tem condições de trabalho, nem de estudo. “Jogaram a gente em pontos da cidade para assistir aulas, mas o local ideal seria na escola. Além disso, temos que improvisar para fazer as necessidades fisiológicas, pois no local onde nos colocaram não possui banheiros”, afirmou a estudante.

Nota da Seduc (íntegra)
Sobre a obra de reforma da Unidade Escolar Maria Isaias de Jesus, de Domingos Mourão, a Unidade de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que aguarda o parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre o pedido de dispensa de licitação para a execução da obra, e então iniciar as intervenções.

Segundo o Major Alex Leonardo, coordenador de Engenharia, a previsão é que esse parecer seja concluído até a Semana Santa e, caso favorável ao pedido fundamentado pela sua urgência, a obra deve começar em seguida, com prazo de conclusão de 180 dias.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escola, alunos, reforma