CombustÃvel do futuro: usina de hidrogênio verde no Piauà vai gerar 8 mil empregos diretos
21/12/2023 11h06Fonte G1 PI
Imagem: DivulgaçãoProjeto de produção de hidrogênio verde em associação com uso de energia eólica e solar.
O HUB de hidrogênio verde instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Parnaíba, vai gerar 8 mil empregos diretos no Litoral do Piauí. Segundo a empresa alemã Green Energy Park e a espanhola Solatio, as obras das usinas devem iniciar no fim de 2024.
"O que a empresa vai fazer aqui é o que será o maior projeto, por enquanto no mundo, de hidrogênio verde em uma área dentro da ZPE de 250 hectares, que hoje tem a licença para 11 GW de produção de hidrogênio. Então nós hoje estamos trabalhando para até no máximo setembro ou outubro, ter todas as licenças da primeira fase aprovadas para até dezembro começar as obras nos primeiros 100 hectares", afirmou Pedro Vaquer Brunet, sócio fundador do grupo Solatio.
O lançamento dos empreendimentos marca o início da produção energética em escala industrial para atender ao mercado europeu. A produtividade de energia eólica e solar, além da abundância de recursos naturais, colocam o Piauí na liderança do setor em escala global.
Conforme os técnicos do governo, o impacto na economia do estado começará pela geração de novos postos de trabalho. As duas empresas que fazem parte do HUB garantiram que cada uma irá gerar 4 mil empregos diretos em Parnaíba.
Potencial piauiense
A principal matriz energética no mundo é o petróleo e o gás, que gera gás carbônico, prejudicando o meio ambiente, provocando, por exemplo, o desequilíbrio no clima. O hidrogênio passou a ser considerado o principal substituto para o chamado combustível fóssil.
"Isso aqui vai ser um divisor de águas na industrialização do Nordeste e a neoindustrialização, que é inovador e é verde, tão definida pelo vice-presidente Alckmin. Ou seja, vamos contribuir para descarbonizar o planeta e gerar muito emprego e renda aqui no Piauí", destacou o governador Rafael Fonteles.
Reunindo todas as condições naturais favoráveis, o Piauí ganhou um aliado neste grande investimento: o mercado europeu. O estado tem localização estratégica para os portos europeus, água doce em abundância, sol e vento propícios para a geração de energia limpa que será usada na produção do hidrogênio verde.