Comissão aprova empréstimo de R$ 600 milhões junto ao BNDES

05/09/2012 12h32


Fonte Alepi

Em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura e Finanças, da Assembleia Legislativa, foi aprovado nesta terça-feira (04), o empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Scial (BNDES) relativo ao Programa PROINVESTE. O empréstimo de R$ 624 milhões para investimentos mobilidade urbana de Teresina, Picos, Oeiras e outras cidades do Estado, construção do novo Centro de Eventos da capital piauiense, além da expansão do Ronda Cidadão, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e na ampliação do Projeto Piauí Digital.O projeto de Lei 11.22/2012 de autoria do Governo do Estado seguiu para pauta de votação do plenário.

A proposta também prevê a duplicação das rodovias federais que ligam Teresina a Piripiri e a Estaca Zero, BR-316 e BR-343, além de vários trechos das avenidas Frei Serafim, João XXIII, e a construção de uma nova ponte. Os recursos também serão aplicados na construção de viadutos e elevados com as Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Kennedy.

Participaram da reunião, representando o Governo do Estado o secretário de Fazenda, Silvano Alencar e Sérgio Mirada. Silvano Alencar disse que empréstimo será destinado a pavimentação asfáltica na zona urbana dos municípios de Picos, Oeiras, Floriano, Parnaíba, Canto do Buriti e Luís Correia. Participram da reuinião os deputados Hélio Isaias (PTB), Mauro Tapety (PMDB), Kleber Eulálio (PMDB), Evaldo Gomes (PTC), Ismar Maques (PSB), Gustavo Neiva (PSB), Flora Izabel (PT), Antonio Félix (PSD) e Luciano Nunes (PSDB).

Silvano Alencar disse aos deputados que o empréstimo junto ao BNDES terá juros de 1,1% ao ano, e a contrapartida do Governo do Estado do Piauí. Trata-se de um empréstimo para todos os Estados e o Distrito Federal. O deputado Hélio Isaías (PTB) foi o relator do projeto aprovado na reunião conjunta.

Os deputados Luciano Nunes (PSDB) e Mauro Tapety (PMDB) votaram favorável, mas, fizeram críticas ao governador Wilson Martins pelo fato do Piauí fazer empréstimo para conseguir investir em obras públicas federais. Essas obras serão iniciadas a partir de janeiro do próximo ano. Kléber Eulálio (PMDB) fez críticas em razão do endividamento do Estado. O deputado Evaldo Gomes (PTC) votou favorável, mas, também com restrições a proposta da obtenção dos recursos federais.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui