Comitê recomenda restrições para bares e eventos no PI após aumento de ocupação de leitos Covid

25/01/2021 14h49


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoComitê recomenda restrições para bares e eventos no PI após aumento de ocupação de leitos Covid(Imagem:Reprodução)Comitê recomenda restrições para bares e eventos no PI após aumento de ocupação de leitos Covid

Alderico Tavares, superintendente de alta e baixa complexidade da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, disse nesta segunda-feira (25) que o Comitê de Operações Emergenciais (COE) vai recomendar que o governador Wellington Dias (PT) decrete novas restrições de atividades em bares, restaurantes e eventos para conter a disseminação da Covid-19 no estado.

Segundo ele, a ação foi pensada após discussão com diretores de hospitais da capital, que têm visto a taxa de ocupação chegar a até 75% dos leitos que atendem pacientes com Covid.

“Consideramos que é necessária a adoção de medidas restritivas para acalmar a população, que não respeita as medidas sanitárias, para conter aglomerações devem ser impostas restrições ao funcionamento de bares, restaurantes, e realização de eventos. Sabemos que existe decreto de realizar eventos com no máximo 100 pessoas em locais abertos, mas vemos festas com mais de 2 mil”, disse ele.

O superintendente destacou que diretores de hospitais como o Hospital Getúlio Vargas, Instituto Natan Portela e Hospital da Polícia Militar já estão avaliando e programando a ampliação de leitos de UTI nestas unidades para receber pacientes.

Após o pico da pandemia, vários leitos foram desativados em hospitais da capital, o que acabou gerando aumento da taxa de ocupação, já que a média móvel de casos no estado permanece em cerca de 500 casos por dia desde novembro de 2020, conforme dados divulgados pela Sesapi.

Já os leitos dos hospitais de campanha fechados em Teresina não foram desativados, segundo a Fundação Municipal de Saúde, mas realocados para outras unidades.

Tópicos: estado, hospitais, leitos