Confira dicas para curtir o carnaval em segurança e evitar ser alvo de criminosos

18/02/2023 08h25


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDelegado dá dicas de como se proteger de golpes no Carnaval.(Imagem:Reprodução)Delegado dá dicas de como se proteger de golpes no Carnaval.

Muita gente vai cair na folia a partir deste sábado (18), porém, é necessário redobrar os cuidados para não ser vítima de criminosos nas festas carnavalescas.

Em entrevista à TV Clube nesta sexta-feira (17), o delegado da Polícia Civil Anchieta Nery separou algumas dicas para os foliões curtirem o carnaval em segurança.

Primeiramente, a orientação é não levar pertences de valor para os bloquinhos e demais festas de carnaval. Contudo, caso seja necessário levar um aparelho celular, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados:
Imagem: Marcelo Brandt/G1  Homem usa celular durante desfile de bloco de carnaval.(Imagem:Marcelo Brandt/G1 ) Homem usa celular durante desfile de bloco de carnaval.

Ativação do código PIN no chip do celular

De acordo com o delegado Anchieta Nery, antes de levar o aparelho celular para a folia, ative o código PIN do seu chip, que é uma senha que será pedida toda vez que o chip for retirado do aparelho celular e ser inserido em outro.

“É assim que os criminosos invadem contas de e-mail, de rede social, contas bancárias. Quando seu número do celular está vinculado como reset de senha, ou seja, para fazer o login, é enviado um código de verificação para aquele seu número”,
afirmou o delegado.

CUIDADO: caso você tenha o celular furtado ou roubado, é possível que os criminosos entrem em contato com a vítima se passando por uma empresa e informando que o aparelho foi encontrado.

“Ele vai enviar uma mensagem de texto ou uma mensagem no Whatsapp se passando por alguma empresa como a Apple e o próprio Google e dizendo seu celular foi encontrado, clique aqui para mais informações. Só acesse sites oficiais dessas empresas. Se o seu celular for localizado pela polícia ou por alguma empresa, você será acionado de maneira oficial”,
disse Anchieta Nery.

Atenção com os aplicativos de banco

O delegado aconselha a apagar os aplicativos de banco e de e-mail momentaneamente. Após sair da festa de Carnaval e estar em um local seguro, o folião pode baixar de novo.

Função de aproximação do cartão

Segundo Anchieta, se você possui um cartão que possui a opção de pagamento através da aproximação, é necessário utilizar uma bolsa que vede a comunicação do cartão ou, então, o deixe em casa. Você também pode retirar a função de aproximação do seu cartão.

Outras dicas

  • Evite andar com um grande volume de dinheiro;
  • Se precisar utilizar smartphone, use próximo de agentes de segurança;
  • Se beber, não dirija.

Segurança no Piauí
Imagem: Suzana Aires/G1 PIBloco Batatinha do Louah encerra último dia de carnaval em Teresina.(Imagem:Suzana Aires/G1 PI)Bloco Batatinha do Louah encerra último dia de carnaval em Teresina.

Cerca de 1.700 agentes de segurança irão reforçar o policiamento no estado durante o Carnaval. As tropas foram enviadas ao interior na manhã desta sexta (17) e retornarão na quarta-feira de Cinzas. As forças de segurança se concentrarão, principalmente, nos municípios onde haverá festas de Carnaval e nas regiões de Teresina onde terá blocos carnavalescos.

“A segurança pública do Piauí se preparou para o Carnaval. São mais de 1.700 homens que vão estar de Corrente até Cajueiro da Praia fazendo a segurança da população”,
declarou o delegado Anchieta Nery.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: delegado, carnaval, celular