Consciência Negra: espaços celebram memória de Esperança Garcia e personalidades negras em Oeiras

16/11/2024 20h23


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeEspaços celebram memória de personalidades negras e piauienses em Oeiras.(Imagem:TV Clube)Espaços celebram memória de personalidades negras e piauienses em Oeiras.

O Piauí de Riquezas deste sábado (16) viajou até Oeiras, a 283 km de Teresina, para visitar três lugares que celebram as histórias de personalidades negras e piauienses - Nogueira Tapety, Possidônio Queiroz e Esperança Garcia - em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que será comemorado na próxima quarta-feira (20).

A Casa da Fazenda Canela, que abriga um espaço dedicado ao poeta Nogueira Tapety, é tombada pelo governo do Piauí desde 1981 e faz parte do Conjunto Histórico e Paisagístico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tapety morreu aos 27 anos, mas deixou um legado cultural enorme para Oeiras.

Outro nome é o professor, compositor e ourives Possidônio Queiroz. Ele dá nome ao campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) na cidade, que tem um memorial dedicado à sua obra. Segundo a neta de Possidônio, Vanda Maria, ele era apaixonado por leitura desde criança e compôs 11 valsas, hinos e letras de músicas.

Reconhecida como primeira advogada do país, Esperança Garcia escreveu uma carta histórica ao governador do Piauí em 1770. Nela, Esperança denunciou os maus-tratos que sofria enquanto mulher escravizada. Sua memória é celebrada na Exposição Faces da Resistência, no Solar das 12 Janelas, que fica em Oeiras até o dia 15 de dezembro.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: oeiras, piau?, esperan?a