Conselheiros tutelares pedem a interdição do abrigo feminino da Sasc
26/07/2017 10h22Fonte Cidade Verde
Representantes do Conselho Tutelar de Teresina realizaram, na tarde desta terça-feira(25), uma inspeção nos abrigos que atendem adolescentes e jovens de 12 a 18 anos em Teresina. Os conselheiros determinaram que um abrigo feminino, localizado no bairro Saci, em Teresina, seja interditado devido às más condições de estrutura do local. O abrigo é de responsabilidade da Secretária de Assistência Social e Cidadania do Estado (Sasc)."Tanto os adolescentes estão inseguros como os funcionários que trabalham no local. Lá só tem duas funcionárias mulheres que fazem a segurança do local. O muro que cerca o abrigo é baixo e as jovens fogem quando bem entendem. A estrutura está em péssimas condições", conta o conselheiro Djan Moreira, do IV Conselho Tutelar.
Além disso, o banheiro está em situação precária, portas enferrujadas e bancos na área externa sem condições de assento.
Segundo o conselheiro, os adolescentes que são acolhidos pelos abrigos passam por alguma situação de risco. "Quando o jovem está passando por uma situação de negligência familiar, agressão sexual ou outra situação é encaminhada pelo Conselho Tutelar ou pela Justiça da Infância e Juventude para um dos abrigos", contou o conselheiro.
Os conselheiros tutelares de Teresina, Djan Moreira, Socorro Arrais e Antônio Vieira visitaram ainda mais dois abrigos, um masculino e a Casa de Punaré, ambos localizados na zona Norte.
Ainda de acordo com o conselheiro, o abrigo masculino, que ficava no bairro Aeroporto, foi interditado e os jovens foram enviados para outra casa, de responsabilidade da Sasc, mas há tempos não recebem jovens. "Um dos motivos dessa inspeção é averiguar porque esse abrigo não vem acolhendo mais jovens", afirmou.
"Nós vamos sugerir para o Ministério Público e a juíza da infância, doutora Maria Luiza a interdição do abrigo feminino. Temos uma audiência marcada para a próxima quinta-feira(27) com o Ministério Público. Vamos levar essas reivindicações e cobrar melhorias para os abrigos que atendem nossos jovens", disse Djan.
Nota da Sasc
O Governo do Estado informa que já está ciente das necessidades de melhorias nos abrigos gerenciados pela Sasc.
No caso do masculino, já há uma atuação para o funcionamento pleno e em boas condições para realizar o atendimento, uma vez que o espaço já está adequado para funcionamento, faltando apenas ajustes internos e distribuição de pessoal.
Quanto o abrigo feminino, um levantamento está sendo feito para definir custos para uma reforma e, logo após, definição orçamentária para viabilização da obra.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook