Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres faz planos para conferências municipais

12/02/2025 17h14


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO encontro também se concentrou nas preparações para a Conferência Nacional de Mulheres, que ocorrerá em setembro de 2025, em Brasília.(Imagem:Divulgação)O encontro também se concentrou nas preparações para a Conferência Nacional de Mulheres, que ocorrerá em setembro de 2025, em Brasília.

Na reunião desta quarta-feira (12), realizada na sede Secretaria Estadual das Mulheres, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres discutiu estratégias para o mês de março, reconhecido mundialmente como Março Mulher e conferência municipais.

O encontro também se concentrou nas preparações para a Conferência Nacional de Mulheres, que ocorrerá em setembro de 2025, em Brasília. Durante a reunião, representantes da sociedade civil enfatizaram a importância de reviver práticas que promovem a união entre as mulheres, como os atos coletivos organizados durante o 8 de março. O Conselho reiterou seu papel institucional em estimular a criação de conselhos municipais e órgãos de políticas para as mulheres em cada município.

A conselheira Tatiane Seixas, representante da União Brasileira de Mulheres, pontuou a importância da criação desses organismos nos municípios do estado. “É preciso que em cada município as mulheres possam ter um espaço institucional formal, seja por meio do conselho ou de algum espaço de gestão de mulheres para discutir as políticas públicas”.

Já a presidente da Fazenda Paz, também conselheira, Eneida Lustosa, avaliou o encontro e reforçou a necessidade de amplificar as vozes das mulheres em todos os âmbitos. “Tivemos uma pauta excelente, focando na preparação para a Conferência e no trabalho com mulheres que fazem uso de substâncias psicoativas. Precisamos mudar essa realidade e valorizar essas mulheres. É essencial que nós, enquanto sociedade civil, ocupemos espaços de construção política e façamos nossa voz ser ouvida”, disse.