Contra PEC dos gastos, sindicalistas se reúnem com governador do Piauí

24/12/2016 08h13


Fonte G1 PI

As categorias sindicais do movimento Unificado dos Servidores Públicos do Piauí foram recebidos pelo governador Wellington Dias (PT), na noite desta sexta-feira (23) para uma reunião. A pauta era a retirada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 03/2016, referente a redução de gastos públicos, e os Projetos de Lei (PL) 70,76, 77, referente a previdência social, que aumenta a alíquota de 11% para 14% dos servidores. Segundo os sindicalistas, não houve avanço e entendimento entre as partes.

Um dos sindicatos que participaram da reunião foi o dos agentes penitenciários do Piauí (Sinpojulspi), representando pelo diretor jurídico, Vilobaldo Carvalho. De acordo com o sindicalista, a categoria nunca teve um reajuste, o que houve foi a implementação do plano de cargo e salários.

"Não houve avanço. O governador apresentou as suas propostas e nós apresentamos a nossa, mas não chegamos a um consenso e por isso ficamos como está. Depois de muita luta, paralisações e greve durante esses anos nós fomos ouvidos e conseguimos a implementação. Caso essa PEC seja aprovada toda a conquista fica afetada. Já que nunca tivemos reajuste, vamos ter que passar mais 10 anos sem nada"
, disse.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Sindicalistas se reuniram com governador no Palácio de Karnak.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Sindicalistas se reuniram com governador no Palácio de Karnak.

Outra categoria presente foi a dos policiais civis do estado (Sinpolpi) representado por Valtir Bezerra, secretário geral. Ele disse que a classe também nunca teve reajuste e a reposição de índice fracionário. “Se a PEC for aprovada, as categorias serão prejudicadas, iremos perder todos os benefícios que os servidores ganharam, que já foram poucos”, afirmou.

Por dois dias consecutivos esta semana, servidores contrários a medida realizaram protestos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e conseguiram retirar de pauta a votação da PEC dos gastos. O governador até então estava em viagem pela Europa e no retorno ao Piauí garantiu que projeto será votado na segunda-feira (26).