Coren fiscaliza hospitais no PI e conclui que todos possuem EPIs, mas estoque é baixo
04/04/2020 10h14Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
O Conselho de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) fiscalizou 26 instituições de saúde no Piauí e concluiu que todas elas possuem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para os profissionais da área e condições mínimas de trabalho. Entretanto, o estoque pode não durar por muito tempo. Além disso, a maioria dos hospitais não apresenta um fluxo exclusivo para pacientes com a Covid-19.Até o momento, o conselho realizou a inspeção de hospitais e unidades de saúde nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato. A presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, explicou que como não há ainda uma demanda muito grande de pacientes infectados, os equipamentos ainda estão suprindo as necessidades.
“A preocupação é que o estoque não dure muito tempo, caso a quantidade de casos aumente muito rápido”, afirmou.
A última fiscalização aconteceu na quarta-feira (1°), na Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde foi avaliado o processo de instalação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna exclusiva para tratamento de possíveis pacientes infectadas com o novo coronavírus.
De acordo com o conselho, a maternidade deve melhorar especialmente em relação ao fluxo de atendimento, medidas de isolamento, enfermarias e leitos de UTI específicos para tratamento de pacientes infectados com o vírus, além de capacitar os profissionais de saúde para o combate à pandemia.
Na maternidade, assim como nos demais locais fiscalizados, o conselho concluiu que todos eles apresentam EPIs suficientes aos profissionais de enfermagem e as condições mínimas de trabalho. Porém, a maioria deles não dispõe de um fluxo exclusivo para pacientes infectados com o novo coronavírus.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook