Corpo de Bombeiros reforça combate a incêndios no período seco

17/08/2015 13h50


Fonte Governo do Piauí

Com a chegada do período seco, aumentam as ocorrências de queimadas. Esse aumento é provocado pela baixa umidade do ar, proveniente do clima seco e quente. As quatro unidades do Corpo de Bombeiros do Piauí, nas cidades de Parnaíba, Teresina, Floriano e Picos, estão preparadas para atender os chamados e auxiliar no controle do elevado número de focos de incêndios que são verificados nesse período do ano.

Imagem: Marcelo CardosoClique para ampliarViaturas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.(Imagem:Marcelo Cardoso)Viaturas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.

Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros trabalha com as “Operações Planejadas”, que são ações estratégicas para agir diante do aumento de ocorrências de queimadas, como explica o Relações Públicas da corporação, major Egídio Leite.

“Apesar do grande número de incidências, o Corpo de Bombeiros enfrentará cada incêndio, como tem enfrentado todos os anos, contando com novas viaturas e escala de serviço redobrada”,
conclui o major.

É importante frisar que a população pode auxiliar no combate às queimadas evitando práticas como queimar o lixo e tocar fogo em terrenos. Além de danos ambientais, como o aumento da temperatura, agressão ao solo, plantas e animais, os incêndios causam também problemas respiratórios à população e podem acarretar danos ao patrimônio público e privado.

“A queimada não é só a questão da herança cultural, os incêndios acontecem em qualquer lugar que haja uma vegetação seca, que cresceu no período chuvoso. A realidade é que os incêndios passam pela nossa pouca cultura da prevenção, mesmo que esses sejam difíceis de serem controlados, muitas vezes acontecem por um motivo simples de ser evitado”, acentua o major Egídio Leite.

O Relações Públicas acrescenta que é indiscutível a contribuição que o Corpo de Bombeiros tem dado ao combate de incêndios em todo o Piauí, que, mesmo no período propício, são poucos os focos de incêndios descontrolados. “Essa realidade se deve à atuação da corporação que desempenha um papel preventivo. A prevenção ganhará força e agilidade com o ingresso de novos militares no Corpo de Bombeiros do Piauí, que está previsto para o início de 2016”, comenta.

Projeto “Bombeiro Mirim”

O projeto Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros para levar às crianças e adolescentes do Piauí instruções básicas de primeiros-socorros, técnicas de prevenção de incêndios, atividades esportivas e culturais.

Para participar é preciso ter entre 9 e 15 anos, possuir um bom andamento escolar e o acompanhamento dos pais. As atividades acontecem aos sábados pela manhã, no quartel da corporação.

A iniciativa possui o acompanhamento da Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI) que ajuda na orientação do projeto e na metodologia aplicada.