Correia Lima se apresenta e volta a prisão

02/08/2011 13h00


Fonte 180graus

Imagem: Yure Gomes - Portal ProparnaibaClique para ampliarPassou uma semana livre, após decisão judicial alegando problema de saúde.(Imagem:Yure Gomes - Portal Proparnaiba)Passou uma semana livre, após decisão judicial alegando problema de saúde.

Após uma semana ‘livre’, o ex-tenente-coronel José Viriato Correia Lima volta nesta terça-feira (02/08) a penitenciária mista de Parnaíba. A informação foi repassada ao 180graus pelo advogado Wendell Oliveira. Segundo ele, desta vez “é oficial”.

É que na segunda-feira o próprio Wendell havia repassado que Correia Lima se apresentaria. No entanto, ele retirou o que disse, explicando que o ex-coronel, preso sob acusação de chefiar o crime organizado na década de 90 no Piauí, estava ainda em tratamento de saúde.

Até a noite de segunda-feira ainda esperava-se que Correia Lima se apresentasse, acompanhado de advogados. No entanto, segundo Wendell, ele decidiu voltar a prisão nesta terça e garante estar em condições. A decisão judicial, da Comarca de Parnaíba, que o soltou, dizia que ele deveria retornar somente na quarta-feira, dia 3.

No entanto, através de uma liminar, o Tribunal de Justiça determinou, na noite da sexta-feira passada, a prisão imediata e o retorno de Correia Lima. Ele deveria ter se apresentado, mas ninguém sabia informar ao certo onde ele estava. Advogados diziam que ele estava em Teresina, mas não informavam onde alegando “assédio da imprensa”. Cogitaram que ele estaria na casa de familiares no Ceará.

Correia Lima é acusado de chefiar o crime organizado no Piauí e foi condenado a mais de 40 anos de prisão por apenas um dos vários outros processos criminais que responde. É réu em crimes de pistolagem e já esteve preso no Ceará e no Piauí. A sua soltura para tratamento de saúde, na terça-feira da semana passada, causou estranheza. O juiz que o soltou, de Parnaíba, vai inclusive ter que se explicar na Corregedoria.