CPRM monitora Bacia Hidrográfica do Rio ParnaÃba e volume dos rios estão dentro da normalidade
19/01/2023 10h22Fonte ClubeNews
Imagem: Reprodução/Rede Clube
Rio Parnaíba está perto de atingir a cota máxima em Floriano.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), que monitora seis pontos na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, afirmou ao Portal ClubeNews que o volume dos rios está dentro da normalidade e não oferecem, no momento, risco de inundação, diferente do que ocorreu em 2022, nessa mesmo período do ano.
O período chuvoso na capital e no interior do Piauí pode provocar transtornos às cidades e, principalmente, às populações ribeirinhas, em função do aumento do volume de água nos rios, devido às inundações e alagamentos.
“Nesse ano, estamos em uma situação bem mais confortável, pois todos os rios em monitoramento estão em situação de normalidade”, disse o CPRM, nesta quarta-feira (18).
Os boletins semanais sobre o volume dos rios vão ser divulgados a partir do mês de fevereiro, no site da CRPM e em canais direto do órgão.
Chuvas em Floriano
No início de janeiro do ano passado, o município de Floriano, no sul do Piauí, sofreu as consequências das chuvas intensas. A cheia do Rio Parnaíba provocou alagamentos em vários pontos da cidade, dentre os quais, a avenida Beira Rio e a Praça do Cais.
Mesmo atingida por fortes chuvas, Floriano não deve registrar grandes alagamentos neste mês de janeiro, pela estabilidade do volume de água no rio.
“Em 2022, nesse período, a cidade já havia ultrapassado a cota de alerta e chegou muito próximo da inundação. Nesse ano, o volume do Rio Parnaíba não aumentou tanto para provocar esses transtornos”, informou a CPRM.
PREVISÃO DE CHUVAS
A projeção de chuvas para os próximos dias é de possibilidade de temporais, especialmente nas áreas em vermelho do mapa, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, que acompanha a região Nordeste.
Já a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou que de hoje (18) a quinta (19) a previsão também é de chuvas volumosas, principalmente, nas regiões Norte e Centro-Norte do estado.
Recomenda-se:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores.
- Em caso de descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia (se possível).
- Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199), ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) e à Semar (telefone 86 99971-6298)
Imagem: Divulgação
Previsão de Chuvas para o Piauí.

Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews