Criação da Universidade do Delta do ParnaÃba é sancionada pelo presidente
12/04/2018 08h15Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Alan Santos/PRClique para ampliar
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba será uma realidade. O presidente da República, Michel Temer, sancionou a lei que cria nova instituição na última quarta-feira (11) no Palácio do Planalto.
A instituição será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a conversão do Campus de Parnaíba da UFPI em Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Os senadores Ciro Nogueira (Progressistas), Elmano Férrer (Podemos), os deputados federais Paes Landim (PTB), Júlio César (PSD), Heráclito Fortes (DEM) e Átila Lira (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, participaram da solenidade. Ciro Nogueira ressaltou a importância da nova instituição para o estado.
“A criação da universidade será de grande valor na redução das desigualdades regionais do Piauí e vai ajudar no desenvolvimento ainda maior de uma região tão importante como a de Parnaíba”, afirmou o senador, que ainda cumprimentou o deputado Paes Landim, pelo empenho do parlamentar na garantia da aprovação da proposta.
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) será a segunda Universidade Federal criada no estado do Piauí, as atividades da instituição serão desenvolvidas em uma vasta área que envolve as Mesorregiões próximas ao município de Parnaíba: a Mesorregião Norte do Piauí, a Mesorregião Noroeste do Ceará, a Mesorregião Norte e Leste do Maranhão, abrangendo aproximadamente 2.475.135 habitantes, segundo dados do IBGE.
No ato, o presidente também sancionou a Universidade do Agreste para o Pernambuco.
Em seu discurso, Michel Temer, ressaltou a importância da educação superior sendo criada em regiões mais “vulneráveis”.
“As duas universidades aqui, e outras que também foram criadas, estão a revelar também a preocupação com o ensino superior. E ensino superior que não vai destinar-se apenas aos mais, digamos assim, mais bem aquinhoados pela sorte, pela fortuna, pelo dinheiro, mas também para os mais pobres, para os mais vulneráveis. (...) Eu suponho que, lá no agreste e lá no Vale do Parnaíba, certa e seguramente, muita gente vai poder entrar nesta área. (...) De modo que eu quero comemorar com os amigos aqui, do Piauí, com os amigos de Pernambuco, este momento”, declarou.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui