CRO suspende consultórios sem condições de atendimento no Piauí

11/08/2015 08h22


Fonte G1 PI

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) suspendeu consultórios em três cidades do estado: Elesbão Veloso, Esperantina e Altos. Segundo o fiscal do CRO, Gerson Bezerra, os locais não oferecem condições de segurança para pacientes e profissionais.

“O principal risco é contrair infecções! O paciente chega apenas com problemas odontólogos ao consultório e sai com uma infecção. É isso que temos que evitar. A fiscalização vê se as barreiras de biossegurança estão de acordo com o previsto e nesses casos, elas não estão”, afirmou.

A situação mais alarmante é na cidade de Altos, onde o CRO já havia feito duas vistorias, em março e abril, desativando seis consultórios nas unidades básicas de saúde. Após a última visita, no dia 4 de agosto, fiscais diagnosticaram o agravamento do quadro no município e fecharam mais um posto de saúde.

“Não há mais nenhum consultório funcionando em Altos”, disse Gerson, dando conta que na primeira visita à cidade foram desativados três consultórios, na segunda mais três e, na última vistoria, o único posto de saúde ativo também foi desabilitado para atendimento.

Em Elesbão Veloso, as atividades de um consultório foram suspensas após a verificação de péssimas condições de biossegurança, foram flagrados ainda auxiliares sem a devida habilitação técnica, inclusive realizando radiografias nos pacientes.

Em José de Freitas, os fiscais encontraram unidades em processo de adequação às exigências da legislação para poderem funcionar novamente, três deles totalmente concluídos e outros três postos com reformas em andamento. Na cidade de Esperantina, a equipe de fiscalização teve de suspender um consultório. A equipe encontrou más condições do local, sendo que em sete unidades foi estabelecido o prazo de 30 dias para se adequarem às normas de funcionamento.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui