Defesa Civil alerta para fortes chuvas em Teresina; 10 famílias já acolhidas

25/12/2017 08h16


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarDefesa Civil alerta para fortes chuvas em Teresina; 10 famílias já acolhidas.(Imagem:Cidadeverde.com)

As últimas chuvas que caíram em Teresina já alertaram a Defesa Civil Municipal que, atualmente, monitora 56 áreas de risco na capital piauiense.

De acordo com o tenente Sebastião Domingos, o número de famílias acolhidas pela Prefeitura de Teresina, devido às primeiras fortes chuvas deste período chuvoso, já chega a 10. Ele alerta que os moradores precisam tomar precauções essenciais para evitar a perda material e, principalmente, humana, e listou algumas recomendações.

“Ontem mesmo com a forte chuva nós não registramos grandes problemas, apenas uma árvore caiu. Devido às primeiras chuvas que caíram removemos 10 famílias, que estavam em locais com risco de deslizamento. Nós estamos monitorando as áreas de risco para saber se alguma família retornou para o local porque a gente orienta, fala dos riscos; retira as famílias, mas elas – ou outras – voltam para o local. Isso é muito grave”,
comentou o tenente.

O agente da Defesa Civil também destacou que ao longo dos últimos anos não houve registro de mortes em decorrência de desabamentos, mas é preciso que a população e o poder público atuem juntos para que não ocorram tragédias.

“A ação das chuvas traz transtornos e danos materiais, mas procuramos minimizá-los até porque isso pode recuperar. Devemos buscar evitar, principalmente, os danos humanos, os óbitos, pois esses são incalculáveis. Estamos om óbitos zero e queremos continuar com esse índice”,
destacou.

Alerta

O Tenente Domingos enumerou alguns alertas que a população precisar ter neste período de chuva:

1. As primeiras chuvas costumam ocorrer com fortes ventos. Por isso, é necessário que as pessoas diminuam a copa das árvores, sobretudo se elas estiverem próximas às residências. “Quando maior for a folhagem maiores são os riscos das árvores caírem”.

2. As pessoas precisam ficar atentas às passagens naturais da água para evitar a construção de muros, por exemplo, que possa vir a interferir no fluxo.

3. As estruturas das placas e outdoors precisam ser fiscalizadas e até mesmo reforçadas para evitar – devido os fortes ventos – de cair nos veículos e até mesmo nas pessoas.

4. Deixar os bueiros e galerias livres de lixo, pois se tiverem entupidos com material a água não terá para onde escorrer, o que poderá gerar alagamentos. “O poder público faz uma limpeza geral, mas precisa do apoio da população para realizar a manutenção no dia-a-dia e não jogar lixos nestes locais”, diz o tenente.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui