Delegacia Eletrônica deverá dar mais agilidade ao registro de ocorrências
25/01/2011 11h28Fonte CCOM
Dentro de 180 dias o Piauí contará com o reforço de uma Delegacia Eletrônica. Criada pela Secretaria de Segurança do estado, a iniciativa servirá especialmente para o registro de pequenas ocorrências e funcionará como um apoio administrativo para os casos que não necessitam de um inquérito policial.Dentre as ocorrências que poderão ser registradas online, estão: extravio de documentos, furto/perda de celulares e desaparecimento de pessoas. A nova modalidade irá beneficiar tanto as pessoas que optam por não se deslocar até o distrito e, dessa maneira, acabam não fazendo registro de pequenas ocorrências, quanto às pessoas que procuram a delegacia e se deparam com enormes filas de espera.
"O objetivo da Delegacia Virtual é melhorar o funcionamento do sistema como um todo, além de facilitar para o cidadão, que poderá fazer seu registro de ocorrência sem sair de casa. Por consequência haverá uma melhoria também no atendimento dos casos considerados mais urgentes, aqueles que necessitam da instauração de um inquérito policial", afirma o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra.
Funcionamento
A pessoa que desejar registrar uma ocorrência irá preencher um formulário disponível no sistema, detalhando o fato. Esses dados serão posteriormente conferidos por um policial civil da Delegacia Eletrônica, que poderá entrar em contato pelo telefone, informando na ocorrência para eventual esclarecimento que se fizer necessário. O acompanhamento do caso também poderá ser feito de forma online, através da própria página da delegacia.
"Estamos em fase de licitação para a contratação de um servidor de internet com capacidade operacional alta, que fará a interligação entre as delegacias regionais e acredito que no final de fevereiro os serviços da Delegacia Eletrônica já estejam disponíveis", afirmou o diretor de Gestão Interna de Segurança, Francisco Magalhães.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui