Delegado alerta para registros do "golpe da CNH" no PiauÃ; veja como se proteger
13/12/2024 15h03Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV GloboGolpe da CNH
Há pelo menos um mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) alerta sobre um novo golpe que tenta atrair vítimas com notificações falsas sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em entrevista à FM Clube, o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), informou que casos foram registrados no Piauí e apontou os cuidados necessários para a população.
Segundo Humberto Mácola, os criminosos utilizam o método phishing, que tenta coletar informações pessoais usando canais, como e-mails e sites enganosos.
No caso do golpe da CNH, são enviadas mensagens que sugerem que o motorista perderá o documento se não clicar em um determinado link, mas a comunicação é fraudulenta.
"A pessoa clica no link e é redirecionada para um WhatsApp ou para uma página falsa que informa o valor do débito com informações pessoais da pessoa, justamente para dar credibilidade. A pessoa paga aquele valor e fica sabendo depois que nunca teve suspensão ou outro problema", explicou o delegado.
Mas lembre-se: os Detrans não enviam notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e não fazem contato por telefone. Por isso, a orientação é ignorar os avisos falsos que chegam no celular.
"Procure um ambiente seguro. No caso da CNH, vá até o site do Detran em caso de dúvidas. No próprio aplicativo do Governo do Estado há uma série de serviços embutidos com instruções do Detran e Secretaria de Fazenda para você saber sua situação real. Combatemos os crimes cibernéticos justamente com a tecnologia", destacou Humberto Mácola.
Denúncia
Muitas pessoas lesadas por golpes do tipo costumam sentir vergonha de denunciar os crimes, mas o delegado ressaltou a importância de registrar um boletim de ocorrência, para que os golpistas entrem no radar da Polícia Civil do Piauí.
Como se proteger?
Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da habilitação
Neste caso, somente clicar no link não oferece riscos como vírus para o dispositivo, já que o objetivo é levar a pessoa a fazer um pagamento.
Mas existem alguns indícios que apontam que uma mensagem é falsa e podem te ajudar a não cair em um golpe. Veja abaixo alguns elementos presentes neste tipo de fraude.
- E-mails ou mensagens de texto com links ou solicitações de dados – os Detrans não usam esses canais em suas comunicações com motoristas
- O link não tem o final ".gov.br", usado por sites de órgãos públicos – neste caso, ele termina com ".tax"
- Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que a CNH será suspensa, o que leva a vítima a clicar no link e seguir as instruções;
- Texto não segue padrão de mensagens oficiais e, algumas vezes, não tem acentuação e pontuação corretas
- O autor da mensagem tenta se passar por um órgão oficial, mas ao clicar no contato, não há mais informações sobre o número que enviou o SMS.