Deputado considera o Programa Mais Médicos ineficaz
14/10/2013 13h35Fonte Alepi
Considerando o Programa Mais Médicos do governo federal como um "engodo político", o deputado Francisco Ramos (PSB) afirmou durante sessão ordinária desta segunda-feira (13), que o programa não será capaz de "ao menos amenizar" os problemas enfrentados pela saúde pública no Brasil, já que a maneira adotada para a execução do Mais Médicos o torna inviável pela falta de planejamento que demonstra possuir.
Destacando a criação do do Programa de Saúde da Família em 1994, o parlamentar enfatizou que houve avanços significativos na execução do programa até agora, embora reconheça que o problema da má distribuição dos profissionais de saúde impeça mais qualidade no serviço de assistência da saúde básica oferecida pelo programa no Brasil. Ele ressaltou também que no país há 400 mil médicos, sendo 1 para cada 600 habitantes.
O parlamentar afirmou que nos últimos anos houve perda significativa de mais de 142 mil leitos no sistema público de saúde, um "desastre" a população que precisa de atendimento médico. Para o deputado, a falta de recursos destinados para a saúde pública é fator preponderante na falta de assistência oferecida aos menos favorecidos que buscam esses serviço de saúde. "Não há recursos destinados à saúde pública no Brasil e reflete consequentemente no Piauí", declarou sugerindo um um programa de descentralização de saúde para o Estado do Piauí.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui