Deputados repecurtem sobre praga que assola lavouras o Brasil

03/09/2014 13h05


Fonte Alepi

A sessão desta terça-feira (2) da Assembleia Legislativa foi marcada por dois pronunciamentos. O primeiro foi proferido pelo deputado Fábio Novo (PT) que manifestou preocupação com a praga da lagarta helicoverpa-armigera, que ameaça reduzir a produção agrícola do Estado. Fábio Novo (PT) chamou a atenção para a situação e estado de emergência das lavouras no cerrado piauiense, devido a proliferação da lagarta helicoverpa. Segundo ele, é necessário uma atenção maior por parte do governo estadual, através dos órgãos responsáveis, em promover um melhor acompanhamento.

O deputado Evaldo Gomes (PTC) concordou com a gravidade da situação, mas ressaltou que o Governo do Estado tem feito a sua parte, no entanto a responsabilidade maior é do Governo Federal. O parlamentar disse que dos R$ 370 milhões aprovados pelo governo federal para combater as pragas da agricultura no Brasil, apenas R$ 182 milhões foram liberados. “É uma responsabilidade de teor nacional. Os governos dos estados não podem ser responsabilizados, exclusivamente ”, afirmou.

Em dezembro de 2013 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou estado de emergência fitossanitária ao Piauí devido à praga da lagarta helipoverpa armigera. No estado a incidência maior da praga é nos municípios que compõem a região dos cerrados. Fábio Novo disse que a discussão deve voltar à Assembleia após o período eleitoral porque é um debate importante e sério para o Estado. O deputado disse que vai procurar mais dados sobre a praga, mas alertou que o Governo Federal não se nega a ajudar os estados no combate ao problema.

Fábio Novo disse que é importante que os órgãos do setor primário, como a Adapi (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí), e o Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí), adotem medidas de combate à helicoverpa-armigera. Evaldo Gomes lembrou que o Governo do Estado já criou um grupo de monitoramente com a participação da Enbrapa, Emater, Adapi e produtores. O grupo está monitorando o problema no Piauí que começou pela cidade de Santa Filomena.

Em seguida, o deputado Deusimar Brito, o Tererê (PSDB), falou sobre o trabalho da TV Assembleia e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste período eleitoral. Por sua vez, o deputado Tererê afirmou que a população do Piauí atualmente tem sido bem informada sobre a atuação dos parlamentares estaduais devido as transmissões das sessões e de outras atividades do Poder Legislativo pela TV Assembleia. Ele parabenizou ainda o TRE pelo trabalho que desenvolve durante o período eleitoral.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: assembleia, piauí, praga