Detento que matou mulher grávida na frente do filho foge de penitenciária no PiauÃ
10/01/2025 09h11Fonte G1 PI
Imagem: DivulgaçãoPenitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina.
O detento Antônio Carlos Silva Brito, condenado a 38 anos de reclusão pelo assassinato da ex-esposa Clotildes Cardoso, de 26 anos, que estava grávida, fugiu da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina. A fuga aconteceu na terça-feira (7). O crime cometido por Antônio Carlos ocorreu em 2023, na zona rural de Cocal, no Norte do Piauí.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI), informou que o interno desempenhava atividades administrativas pelo seu bom comportamento e, por conta disso, transitava com liberdade na unidade prisional, o que levou à fuga. (Confira a nota ao fim da reportagem)
Antônio Carlos ainda não foi encontrado e as forças de segurança seguem na busca pelo detento.
Condenação
Em dezembro de 2024, Antônio Carlos Silva Brito foi condenando por três crimes, em decisão divulgada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI):
- Homicídio qualificado por: motivo torpe; feminicídio; cometido na frente do filho da vítima de quatro anos; e enquanto ela estava grávida. Pena de 30 anos de reclusão.
- Aborto: pena de cinco anos de reclusão.
- Lesão corporal: cometido contra o próprio filho, de 4 anos; pena de três anos de reclusão.
- A pena foi fixada em 38 anos de reclusão, com cumprimento inicial em regime fechado.
Entenda o caso
Conforme a denúncia, Clotildes dirigia uma motocicleta com o filho na garupa quando foi perseguida e interceptada pelo suspeito, que dirigia uma caminhonete. O homem bloqueou o caminho deles, desceu do carro e golpeou a vítima duas vezes. Em seguida, ele fugiu do local no veículo.
Clotildes tinha dois filhos e havia descoberto que estava grávida há poucos dias. Ela morreu antes de receber atendimento médico.
Ainda segundo a denúncia, o motivo do crime foi o fato de Antônio ter recebido uma intimação da justiça sobre ele ter diminuído os valores pagos de pensão alimentícia em favor dos dois filhos que tinha com a vítima.
NOTA - SEJUS
A Secretaria de Estado da Justiça por meio da Gerência da Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, informa que, na tarde desta terça-feira (7), o detento Antônio Carlos Silva Brito fugiu da unidade prisional. A Sejus ressalta que o interno de até então bom comportamento, era classificado para desempenhar ações de trabalho na área administrativa da unidade, gozando de liberdade para transitar no estabelecimento prisional, o que ocasionou a fuga. As forças de segurança do Estado estão em diligências para a recaptura do detento.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui