Diretor do Programa Nacional de Imunização vem ao Piauí lançar campanha de multivacinação

01/10/2023 09h32


Fonte Cidade verde

Imagem: Erasmo Salomão/MSDiretor do Programa Nacional de Imunização vem ao Piauí lançar campanha de multivacinação(Imagem:Erasmo Salomão/MS)Diretor do Programa Nacional de Imunização vem ao Piauí lançar campanha de multivacinação

O diretor do Programa Nacional de Imunização, o médico infectologista Éder Gatti, vem ao Piauí lançar a campanha estadual de Multivacinação que segue até o dia 14 de outubro em todos os 224 municípios do estado. Os eventos serão realizados nos dias 3 e 4 de outubro, nas cidades de Teresina e Alvorada do Gurgueia. confira a agenda completa abaixo.

"Teremos um momento importante aqui no estado com o diretor do PNI que nos ajudará na divulgação da nossa campanha de Multivacinação. O Ministério da Saúde está de braços dados com os estados e isso só contribuirá para o aumento da cobertura vacinal", afirmou a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.

Em Teresina, na terça-feira (03), a programação inicia às 8h30, com uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, onde acontecerá uma vacinação simbólica. Em seguida, a comitiva do PNI terá um encontro, às 10h, - com gestores estaduais e municipais de Saúde no auditório da Associação de Municípios (APPM). No turno da tarde, às 14h, a equipe visitará o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e a Rede de Frio da Sesapi.

Na quarta-feira (04), em Alvorada do Gurgueia, a programação inicia às 9h durante visita ao Centro de Saúde da Família. Em seguida, às 10h, será a vez da Creche Municipal Delite Benvindo, onde ocorrerá vacinação simbólica. Encerrando a programação, um encontro às 11h com gestores municipais de Saúde da Chapada das Mangabeiras, onde será apresentado o Pacto pelas Crianças do Piauí pela primeira-dama Isabel Fonteles. O evento vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato da Silva.

Para preparar os municípios para a campanha, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento. Com relação ao dia “D” fica a critério de cada município a escolha da sua data”, disse a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para aquelas a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.

Tópicos: vacina, campanha, piau?