Dr. Francisco Costa anuncia a criação do primeiro Distrito Sanitário Especial Indígena no Piauí

02/12/2024 16h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramClique para ampliarDr. Francisco Costa anuncia a criação do primeiro Distrito Sanitário Especial Indígena no Piauí.(Imagem:Reprodução/Instagram)Dr. Francisco Costa anuncia a criação do primeiro Distrito Sanitário Especial Indígena no Piauí.

O estado do Piauí está prestes a receber seu primeiro Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), uma importante conquista para o atendimento de saúde dos mais de 7 mil indígenas que vivem no território, conforme estimativa do Ministério da Saúde baseada em dados do IBGE.

A iniciativa foi abraçada pelo deputado federal Dr. Francisco Costa desde maio deste ano, quando se reuniu em Brasília com o secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba. Na ocasião, o deputado destinou emenda parlamentar para a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde, fortalecendo a infraestrutura do novo DSEI.

O DSEI Piauí começa com quatro polos regionais que atenderão diferentes territórios indígenas no estado:

  • Paulistana e Queimada Nova;
  • Currais, Bom Jesus e Santa Filomena;
  • Piripiri e Lagoa de São Francisco;
  • Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro.
Os trabalhos já estão em andamento, sob a coordenação de Dourado Tapeba, assessor regional da SESAI, com o apoio de Lucas Guerra Carvalho, coordenador do DSEI Ceará, e Kelvin Praça, gestor de saneamento.

Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas são subsistemas do SUS voltados para atender as demandas específicas das comunidades indígenas. Eles respeitam a cultura local e promovem a integração entre os saberes de saúde tradicionais e os serviços médicos. As equipes são compostas por profissionais capacitados e incluem representantes das comunidades, garantindo um atendimento mais humano e efetivo.

Com o DSEI Piauí, o estado dá um passo significativo para a inclusão e o fortalecimento da saúde indígena, alinhando avanços no atendimento básico às necessidades culturais e sociais das comunidades indígenas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook