Dr. Francisco participa de evento do projeto Desenvolvimento TEA

30/03/2025 10h07


Fonte Ascom

Foi iniciada mais uma etapa do projeto Desenvolve TEA - parceria da Associação Maria do Amparo (AAMA/Piauí), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e mandato do deputado federal Dr. Francisco - para estruturar e fortalecer a linha de cuidado e atenção a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos municípios do Território dos Cocais, norte do Piauí. O evento aconteceu em Teresina, na manhã dessa sexta-feira (28) e reuniu secretários municipais de saúde, representantes dos governos federal e estadual, conselhos e parlamentares.

O projeto já capacitou mais de 200 profissionais de saúde – agentes comunitários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas e também assistentes sociais. Segundo a AAMA, o objetivo é “capacitar profissionais de saúde, educação, familiares e cuidadores para oferecer um atendimento especializados às pessoas com TEA”. E, ainda, “ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, expandir o atendimento a crianças autistas na rede pública de saúde, garantir tratamento especializado e oferecer suporte às famílias, promovendo uma rede de atenção mais estruturada e inclusiva”.
Imagem: SecomDeputado Federal Dr. Francisco(Imagem:Secom)Deputado Federal Dr. Francisco

O deputado Dr. Francisco destacou o sucesso da iniciativa que capacita “profissionais da atenção primária, os primeiros a serem procurados pelas famílias, o que vai ajudar a ampliar a atenção o mais precoce possível aos pacientes com TEA. Esta ação vai contribuir muito para melhorar a rede de atendimento a estes pacientes porque qualificou profissionais que serão multiplicadores em seus municípios. E isso nos incentiva a replicar este trabalho em outras regiões do estado.”

Christiane Alencar, diretora de projetos sociais da AAMA/Piauí, agradeceu ao deputado pela parceria e destacou que a capacitação dos profissionais, além de ajudar na inclusão das pessoas com TEA, vai contribuir para o acolhimento das famílias que vão receber apoio através da rede integrada de profissionais.