Dr. Pessoa diz que cortes de vencimentos da enfermagem é de responsabilidade do governo federal

01/03/2021 15h00


Fonte Cidade Verde

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) afirma que não é de responsabilidade da Prefeitura, os cortes nos vencimentos dos profissionais da enfermagem. Ele afirma que no início da pandemia, o Ministério da Saúde iniciou os repasses de gratificações para os profissionais da saúde, mas que agora decidiu realizar o corte.

Dr. Pessoa afirma que no momento, a Prefeitura não tem como cobrir as perdas. Os profissionais de saúde fazem uma manifestação em frente à Prefeitura e preparam uma paralisação para amanhã.

Imagem: Roberta Aline/Cidadeverde.comDr. Pessoa(Imagem:Roberta Aline/Cidadeverde.com)Dr. Pessoa

O prefeito falou sobre o assunto durante solenidade em comemoração dos 50 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

"Os reclames dos funcionários da área da saúde não são de cunho local, mas do governo federal. Não estou jogando pedra no Governo Federal. Lá ele traça a economia macro e nós aqui a economia micro. Mas gostaríamos que todos esses repasses que o governo federal deixou de fazer, pelo Ministério da Saúde, estamos com o ônus. Algumas coisas que deveriam ter sido continuadas pelo Governo Federal, por isso é momento de calma e tranquilidade. Não é irresponsabilidade do governo municipal e nem federal. Estamos fazendo nossa obrigação de forma republicana", destacou o prefeito.

Nota da Fundação de Saúde:

A Fundação Municipal de Saúde informa que não teve redução real de salários dos profissionais que trabalham na área da saúde de Teresina. Os salários, insalubridade e plantão estão sendo pagos rigorosamente em dia. O que houve foi o fim do acréscimo temporário (até dia 31 de dezembro de 2020) de 20% no valor da insalubridade que foi autorizado em pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com aporte de recursos específico para essa finalidade.

No caso de segundo turno, também está sendo pago para os servidores cujos setores comprovem a necessidade. A FMS informa ainda que todas as medidas foram discutidas com as diretorias e informadas ao sindicato da categoria.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui