Duzentos piauienses disputam eleições em outros estados

10/08/2010 11h46


Fonte Portal AZ

Eles nasceram no Piauí. No entanto, optaram por viver em outras unidades federativas do país. E agora, também escolheram servir a população de onde se estabeleceram. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 201 piauienses vão disputar as eleições deste ano por outros Estados. Alguns deles já estão em sua segunda e até terceira disputa eleitoral. Porém, a maioria tenta chegar a um cargo eletivo pela primeira vez.

Esses mais 200 piauienses buscam se eleger no próximo dia três de outubro em 22 estados. Significa que apenas Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina não têm candidatos nascido no Piauí. Já São Paulo, com exatos 26 postulantes a mandatos eletivos, e o Distrito Federal, com 50 candidatos, são as unidades federativas do país com o maior número de piauienses registrados como candidatos.

Quanto aos cargos, a pesquisa do TSE revela que os piauienses procuram se eleger em quase todos os cargos, com exceções de presidente e vice-presidente. São exatos 105 postulantes a deputado estadual; 45 que procuram compor a Câmara dos Deputados; seis a suplentes de senador; um ao Senado Federal e um a vice-governador. Além disso, ainda tem 44 candidatos nascidos no Piauí que buscam se eleger deputado distrital.

Alguns dos candidatos piauienses que buscam se eleger por outra “praça’ são bastante conhecidos no meio político. É o caso do ex-deputado federal e atual vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar (PTB-SP), que busca retornar a Brasília nessas eleições. Outro é o deputado federal e ex-ministro da Previdência Social, José Pimentel (PT-CE), que depois de três mandatos seguidos na Câmara dos deputados busca se eleger senador em outubro.

Já o único piauiense que busca o cargo a vice-governador, Jofran Frejat (PR), teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal. Ele busca se eleger no cargo pela chapa do ex-governador do DF, Joaquim Roriz (PSC), que também teve seu registro cassado. Na última eleição geral, em 2006, seis piauienses conseguiram se eleger por outro Estado: um deputado estadual, dois federais e três distritais.