Eleições 2024: Exército terá quatro militares em cada local de votação no Piauí

27/09/2024 09h50


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/Portal ClubeNewsPlenário do TRE(Imagem:Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)Plenário do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) se reuniu, nessa quinta-feira (26), com o comandante do 25º Batalhão de Caçadores, coronel Sérgio Tarabossi, para traçar o plano de operações das forças de segurança para as Eleições Municipais de 2024.

Conforme o plano estratégico montado para o pleito no estado, cerca de 200 viaturas militares serão utilizadas. Cada um dos 2.409 locais de votação contará com o número mínimo de quatro militares.

Serão 170 municípios piauienses contemplados com soldados das forças nacionais, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança no dia da votação. Cerca de 6 mil membros do exército serão deslocados às Zonas Eleitorais.

O comandante Sérgio Tarabossi explicou que ações de policiamento ostensivo só deverão ser realizadas mediante apresentação de pedido por parte do juiz eleitoral da respectiva região.

“Serão os três batalhões do Piauí, mais nove organizações militares, que vêm de Pernambuco. A coordenação toda ficará em Teresina. A missão principal é garantir o acesso livre aos locais de votação, para que o cidadão possa exercer a sua cidadania”, explicou.

O presidente do TRE-PI, Sebastião Ribeiro Martins, disse que o foco do órgão será coibir a ocorrência de crimes eleitorais. Para isso, o apoio integrado das policiais será fundamental à manutenção da ordem na véspera e no dia da votação.

“Nós tivemos alguns casos no Norte do Piauí. Esse é um crime comum. A atuação do TRE é evitar a compra de votos, a boca de urna e os crimes eleitorais. As Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, estão preparadas para autuar em flagrante quem estiver cometendo algum ilícito eleitoral”, afirmou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook