Eleições 2024: Piauí é o terceiro em número de casos de violência contra lideranças políticas

26/09/2024 18h28


Fonte ClubeNews

O Piauí é o terceiro estado do Brasil com maior número de registros de violência contra lideranças políticas nas eleições 2024. Os dados do Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, revelam que, de janeiro a 16 de setembro, foram registrados 14 casos no estado piauiense.

No Piauí, em 13 de agosto, o prefeito de Madeiro do Piauí, Pedro Filho (MDB), foi vítima de um atentado, no povoado Furnas, cerca de 12 km do Centro do Município. Pelo menos três homens armados teriam efetuado disparos de arma de fogo contra o prefeito, durante uma reunião com vereadores da base aliada.

A lista é liderada pelo estado de São Paulo, com 29 casos; seguido pelo Rio de Janeiro, com 20. O Brasil registrou 455 episódios no total.

Os casos registrados são diferenciados por tipos de violência: foram 94 casos de violência física, sendo 15 homicídios, 49 de violência psicológica, 19 de violência econômica e 11 simbólicas.

Para o pesquisador Pedro Bahia, do Observatório da Violência Política e Eleitoral, antes das eleições o cenário já é considerado alarmante:

“Está muito maior do que em relação ao mesmo período nas eleições nacionais e estaduais de 2022 e em comparação com as eleições nacionais de 2020. Então, infelizmente, a gente acaba esperando que esse ciclo municipal de 2024 seja muito mais violento do que os anos anteriores”, explicou.

Conforme o pesquisador, a tendência é que novos casos sejam registrados na reta final do período eleitoral.

“A gente tem mais de uma semana até o primeiro turno, que é o pleito em seis de outubro. Infelizmente, esses casos podem aumentar, principalmente porque a gente está no momento do ciclo eleitoral, o mais crítico, que são os dias anteriores, onde a opinião pública está mais acertada. Os candidatos costumam aparecer mais para fazer campanha nas ruas, participar de atos. Então, eles estão mais expostos fisicamente, também estão mais expostos virtualmente para as ameaças nas redes sociais”, completou.

OPERAÇÃO ARCO DA BR-020

A Operação Arco da BR-020 vai intensificar o policiamento nas regiões de Picos e Valença nas Eleições 2024. Conforme a Secretaria Estadual de Segurança do Estado do Piauí (SSP-PI), essas regiões são as com maiores riscos para o aumento de casos de violência durante o pleito eleitoral.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 06 de outubro. A Secretaria de Segurança confirmou, na segunda-feira (23), “que reforços na segurança devem atuar na região até a apuração dos resultados”.

A operação deve se concentrar nos municípios: Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Pimenteiras, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São Julião e São Luís do Piauí.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, conta que ação de prevenção busca garantir a tranquilidade no processo eleitoral nas áreas identificadas como potenciais riscos.

FISCALIZAÇÃO PRF

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirmou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai dar prioridade à segurança de eleitores e candidatos no trajeto aos locais de votação, nas eleições municipais de 2024.

De acordo com uma portaria conjunta assinada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a PRF não poderá dificultar a circulação dos eleitores nos dias 6 e 27 de outubro, datas do primeiro e segundo turnos.

EXÉRCITO

O comandante do 25 Batalhão de Caçadores, Cel. Sérgio Rosas Tarabossi, apresentou nesta quinta-feira, 26, o plano de atuação do Exército no reforço da segurança em 172 municípios do Piauí. Ele anunciou o emprego de cerca de 3 mil militares, de 12 organizações militares, sendo nove de Pernambuco e três do Piauí.

“Nós teremos uma Brigada Militar, que chegará a Teresina, a partir do dia 3 de outubro e em seguida se deslocará para os municípios, chegando aos locais de votação até a véspera da eleição”, informou o comandante do 25 BC.

Clique aqui para ver as zonas em que o exército vai atuar no Piauí

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui