Em quase 100% das delegacias do Piauí tem falta de servidores

19/12/2017 15h45


Fonte Pautajudicial

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) publicou hoje (18) o documento “O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial" que mostra uma situação complicada sobre as delegacias de Polícia Civil no Estado do Piauí. Com 95 das 98 delegacias do Estado visitadas por membros do Conselho, o documento avalia diversos pontos.

Quanto ao número de servidores, apenas cinco das 95 delegacias de Polícia Civil visitadas possuem quantidade suficiente para o adequado exercício da atividade, o que representa uma defasagem de pessoal em 94% dos estabelecimentos. Do total visitado, apenas 66 também contavam com plantão ininterrupto, no segundo período de 2016, quando foi feita a visita.

Imagem: PautajudicialEm quase 100% das delegacias do Piauí tem falta de servidores.(Imagem:Pautajudicial)

O estudo ainda revelou que em 55% das delegacias de Polícia Civil do Estado, a presença do delegado nos plantões policiais é por meio de sobreaviso. Das 95 delegacias visitadas, apenas 55 contavam com cela de custódia, das quais 26 foram listadas como com condições péssimas e 22 regulares.

Das 55 delegacias que custodiam presos, 12 relataram fugas, três revelaram ter presos condenados com trânsito em julgado da sentença condenatória e uma delas relatou morte.

Organização

Entre os locais visitados, 43% relataram ocorrências investigadas sem instauração de inquéritos policiais ou termos circunstanciados e 52% disseram ter inquéritos policiais em tramitação há mais de dois anos.

Veículos

Mais de 77% das delegacias visitadas disseram haver veículos apreendidos sob suas reponsabilidades. Entre as 74 que abrigavam veículo, apenas 10 contavam com instalações que proporcionam o adequado depósito dos veículos.

LEIA NA ÍNTEGRA O RELATÓRIO CONSELHO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Tópicos: estado, conselho, delegacias