Em São Paulo, Rafael Fonteles destaca avanços na transformação digital do PiauÃ
07/12/2024 10h19Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: ReproduçãoDurante o painel, Fonteles enfatizou duas ações tecnológicas de sucesso desenvolvidas no Piauí e que servem de inspiração nacionalmente.
O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (06), em São Paulo, da Oficina de Debates sobre Transformação Digital. Durante o painel “Governança da Transformação Digital”, o gestor piauiense falou sobre inovação, digitalização e modernização no setor público, destacando os avanços em tecnologia no Piauí.
Rafael Fonteles destacou os esforços de sua gestão para implementar a transformação digital no estado. “Essa iniciativa não é apenas uma prioridade do governo atual, mas uma diretriz para as futuras gestões. Esse é um processo dinâmico, que precisa estar integrado à cultura da administração pública para enfrentar desafios sociais, garantir serviços de qualidade à população e promover a economia digital”, frisou.
O governador destacou as ações já realizadas, dentre elas, a criação da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA) e do Conselho de Transformação Digital – presidido pelo próprio governador Rafael Fonteles, com a participação de várias pastas do Governo do Estado, incluindo as de maior interesse da população, como saúde, educação e segurança.
O gestor citou, ainda, a transformação da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (antiga ATI) em Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), que tem como objetivo fornecer soluções governamentais e tecnológicas para outros governos, secretarias, municípios e estados.
Durante o painel, Fonteles enfatizou duas ações tecnológicas de sucesso desenvolvidas no Piauí e que servem de inspiração nacionalmente: o programa Piauí Saúde Digital e o Protocolo de Recuperação de Celulares.
Imagem: ReproduçãoEm São Paulo, Rafael Fonteles destaca avanços na transformação digital do Piauí
Protocolo de recuperação de celulares
A estratégia adotada possui três vieses: blitzen, intimações em massa e a Operação Interditados, onde lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm as atividades econômicas suspensas.
As ações realizadas pelas Forças de Segurança do Piauí são potencializadas, ainda, com os aplicativos Cellguard e Lupa Bot. Por meio deles, respectivamente, é possível identificar o destino de cada telefone e com quem ele está, além de possibilitar que policiais realizem consultas em tempo real para verificar se aparelhos celulares possuem restrição de roubo ou furto.
Imagem: ReproduçãoOficina de Debates sobre Transformação Digital
Piauí Saúde Digital
Presente em 222 municípios e em mais de 1.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o programa possibilita que a população tenha acesso aos atendimentos para especialidades médicas e não médicas, além do clínico geral, de forma online.
Entre as especialidades médicas ofertadas pelo programa, estão psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia, urologia e ortopedia.
O programa conta, ainda, com um aplicativo, que moderniza o sistema de agendamentos e consultas, tornando o acesso aos serviços de saúde mais rápido e eficiente, reduzindo filas e agilizando o atendimento.
Oficina de Debates sobre Transformação Digital
O evento é uma realização do Conselho de Transformação Digital do Piauí e o Geid-Poli, da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Comunitas, organização da sociedade civil especializada em parcerias entre os setores público e privado. A oficina conta com painéis sobre governança, segurança, saúde e educação e economia digital.
Através de oficinas de debate com especialistas, o Governo do Estado busca avaliar e ajustar suas ações, garantindo que esteja na direção certa para uma transformação digital consistente e permanente.
Além do governador Rafael Fonteles, participaram do evento os gestores piauienses: Washington Bonfim (Seplan), Antonio Luiz (Sesapi), Chico Lucas (SSP), Washington Bandeira (Seduc), Ellen Gera (Etipi) e André Macedo (SIA).
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews