Encontro com os Povos Indígenas do Piauí debate proteção social no território
19/05/2024 16h40Fonte Cidade Verde
Imagem: Reprodução
Encontro com os Povos Indígenas do Piauí debate proteção social no território

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), juntamente com os ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde, realizou no sábado (18), em Teresina, o Encontro com Povos Indígenas do Piauí. A reunião, marcada pelo diálogo sobre Proteção Social no Território, contou com representantes do Governo Federal, do governo estadual e de dez municípios em que há presença indígena.
O ministro do MDS, Wellington Dias, ressaltou que o governo do presidente Lula está comprometido em trabalhar em conjunto com a população, por meio de uma escuta atenta.
“Os povos indígenas têm tradições que precisam ser respeitadas e nós não podemos fazer nada para eles sem dialogar diretamente com eles. É isso o que estamos fazendo aqui", afirmou.
"A gente vai fazer um plano para curto, médio e longo prazo, levando em conta a necessidade de evoluir na educação para os povos indígenas, na expectativa e qualidade de vida, na renda. Ou seja, alcançar o que todo brasileiro tem direito", concluiu.
“Nós somos os povos que sempre tiveram vozes e nunca foram ouvidos", disse Aliã Wamiri, do povo Guajajara, agradecendo a presença e escuta dos representantes públicos. "Na nossa aldeia, reivindicamos demarcação.
Imagem: Roberta Aline/MDS
Encontro com os Povos Indígenas do Piauí debate proteção social no território

"Nós somos povos urbanos, fomos expulsos dos nossos territórios. As condições de moradia nas cidades são muito difíceis e passamos por situações de vulnerabilidade alimentar", explicou.
Segundo a arte educadora, há ainda outras reivindicações. "A gente quer falar também sobre educação. A educação é que traz a saúde, a cultura, a infraestrutura. E não existe educação sem território", destacou.
Núbia Lopes, secretária estadual das Relações Sociais do Piauí, enfatizou o trabalho integrado. “Viemos atender ao chamado do MDS e, em nome do governo do estado, dizer que estamos juntos nesse grupo de trabalho intersetorial, que une Governo Federal, estadual e os municípios onde temos a presença dos povos originários. A tarefa está dada e estamos aqui para cumprir esta parceria”, declarou.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook