Equipes de transição do Governo do Piauà são definidas; reuniões começam quinta-feira (3)
01/11/2022 11h25Fonte G1 PI
Imagem: Ilanna Serena/g1Palácio do Karnak, em Teresina.
A transição da gestão estadual da governadora Regina Sousa (PT) para o futuro governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), deve começar na próxima quinta-feira (3).
A equipe de transição do novo governo será coordenada pelo futuro secretário de segurança, o jurista Chico Lucas, e pelos secretários de governo e planejamento, que ainda não foram anunciados por Fonteles.
O governador eleito anunciou que, ainda nesta quinta-feira (1), o nome do próximo secretário de planejamento deve ser divulgado.
A equipe de transição da governadora Regina Sousa vai ser composta pelas equipes dos secretários de governo, Osmar Júnior, a secretária de planejamento, Rejane Tavares, e o secretário de Fazenda, Antônio Luís, que permanecerá à frente da secretaria no próximo governo.
A transição de governo é um processo que exige a participação de membros do governo atual e do futuro. A nova equipe de transição deve entender a situação financeira do estado e o funcionamento dos órgãos e secretarias, e preparar os primeiros atos do futuro governo.
Segundo o coordenador da equipe de transição, Chico Lucas, os gestores que ocupam as secretarias devem passar informações para os próximos secretários. O futuro secretário falou que a transição deve ser feita "sem rupturas, sem mudanças significativas no modelo de governança, muito mais no modelo de gestão".
"Vai ser uma equipe pequena, afinal de contas somos o mesmo governo, o governo Wellington-Regina-Rafael. A transição vai ser muito mais um planejamento para os próximos quatro anos. O gestor que ocupa hoje a pasta vai passar dados e informações para que o próximo faça seu planejamento sem rupturas, sem mudanças significativas no modelo de governança, muito mais no modelo de gestão", disse Chico Lucas.
Até o momento, Rafael Fonteles anunciou dois nomes do seu secretariado:
- Chico Lucas: Secretaria de Segurança
- Antônio Luís: Secretaria de Fazenda
Imagem: Alysson DinisRafael Fonteles é eleito governador do Piauí.
Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições deste domingo (2) para os próximos quatro anos. Com 99,98% das urnas apuradas, Rafael Fonteles somou 57,17% dos votos válidos, totalizando 1.114.768 votos.
O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.
Em sua primeira entrevista como governador eleito, Rafael Fonteles estabeleceu como principal proposta a pasta social. “Nunca descuidar da proteção dos vulneráveis, é por isso que o PT nasceu, que sempre lutou e vou dar continuidade. A prioridade é aos mais pobres, vulneráveis, nosso norte principal”, disse.