Escola do Legislativo promoverá capacitação para novos prefeitos e vereadores do PiauÃ
13/11/2012 13h23Fonte Alepi
A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão realiza, dias 19 e 20 de novembro, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o Encontro “Mudança de Gestão com Responsabilidade”. O evento é gratuito e destinado a prefeitos, vereadores e demais profissionais ligados às atividades nos municípios.O Encontro é dividido em módulos, de 8h às 12 e de 14h às 18h. Neles serão abordados temas como: “O processo de transição governamental na gestão publica dos municípios”; “Panorama da Administração Pública Municipal e os principais gargalos”; “Providencias práticas para a transição de governo local”; “Lei de responsabilidade fiscal”;“Gestão das câmaras municipais; Funções do legislativo”, entre outros.
De acordo com a advogada Patrícia Pinheiro, uma das palestrantes, o evento proporcionará a gestores e assessores uma ampla visão da administração municipal, abrangendo desde às primeiras providências à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Serão debatidos os deveres, direitos e responsabilidades dos agentes políticos e demais membros envolvidos. Abordaremos a Lei de Acesso às informações e também a transição governamental. Não poderíamos deixar de enfocar a situação financeira e patrimonial do município, tais como dívidas, reservas financeiras, estoques, prestação de contas e subvenções; bem como as despesas obrigatórias na Saúde, Educação e a conta do FUNDEB. Outra preocupação que será enfatizada na ocasião será a Lei da Ficha Limpa”, resumiu.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, professor Edmar Junior, o evento é importante não apenas para prefeitos e assessores, mas também para os vereadores. “Tivemos a preocupação de contemplar informações que são fundamentais aos legisladores municipais, os vereadores. Por isso, na programação estão inclusos esclarecimentos acerca do processo de transição no Legislativo, dos limites de receitas e despesas do Legislativo, esclarecimentos sobre repasses, receitas e base de cálculo; sobre as verbas indenizatórias para vereadores; prestações de contas, entre outros temas de igual relevância”, disse.