Espaço Sesc Favela Literária Sesc Favela Literária: cultura e inclusão na Expofavela Innovatinon

01/08/2024 17h00


Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoEspaço Sesc Favela Literária Sesc Favela Literária: cultura e inclusão na Expofavela Innovatinon.(Imagem:Divulgação)Espaço Sesc Favela Literária Sesc Favela Literária: cultura e inclusão na Expofavela Innovatinon.

O Sesc vai participar da Expo Favela com o espaço Sesc Favela Literária onde haverá contação de histórias, mediação em leitura, apresentação de dança e cinesesc. A Expo Favela acontece dias 2 e 3 de agosto com exposição de 60 empreendedores e vasta programação no Sesc Cajuína, em Teresina. A entrada é gratuita.

A Expo Favela é a maior feira de negócios do 4º setor, que une empreendedores e startups de favelas e periferias a investidores e grandes empresários. O evento conta com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentações de startups, debates, cursos, shows e muitas atrações.

O Espaço Sesc Favela Literária funcionará na biblioteca do Sesc Cajuína e terá contação de histórias “Meninas Negras”, por Talita Aralpe e bebeteca (contação de histórias para bebês de zero a 3 anos) “A vida na Floresta”, por Carla Senna. Também haverá apresentação de dança do ventre com Lorena Ariel e mediação em leitura com a Joeline Rodrigues e Ariadne Chaves.

Sobre “Meninas Negras”

É inspirada em contos, lendas, relatos e narrações orais. É um quadro de estórias, contadas e cantadas, com personagens negras. A visibilidade negra na literatura infantil, influi nas perspectivas de mundo da criança negra e da criança não negra. A primeira é representada, e a segunda têm como reconhecimento o diferente, o respeito e aliando-se ao antirracismo. Possibilitando, também, a ampliação do repertório e da imaginação das crianças ao conhecerem estórias dos povos e culturas africanas. Além das estórias, como perceptividade, há os instrumentos musicais africanos e afro-brasileiros: caxixi, agogô, xilofone e outros, na composição do espetáculo e no fortalecimento e tonificação da ação.

Talita Aralpe é atriz, contadora de estórias, professora de Filosofia, especialista em literatura comparada, coordena um grupo de teatro com crianças, poeta, autora do livro infantil: Bernardo e Seus “Tutês”, e colaboradora do livro: Tempos Mórbidos da Pandemia da COVID-19, eu, o outro, a solidão, o medo e a esperança.

Sobre “A Vida na Floresta”

“A Vida na Floresta”. Proporciona uma experiência sensorial para os bebês, com canções da cultura popular. A contação de história aborda as relações harmoniosas entre os bichos na floresta, as relações coletivas, onde todos se ajudam, aborda sobre preservação ambiental, como um dos temas principais. A contação é narrada em um cenário de cores embasadas na cromoterapia. Classificação: 0 a 3 anos.

Carla Senna é atriz, contadora de histórias e pesquisadora de cultura popular desde o ano de 2005, desenvolve atividades de incentivo à leitura com base no encantamento da contação de histórias. São momentos de envolvimento lúdico, com brincadeiras antigas, em que as palavras e imagens saltam dos livros para dar significação à imaginação ou subjetividade infantil

Sesc Favela Literária

Dia 02/08 – sexta

10h – abertura do Espaço Sesc Favela Literária

14h – Mediação em Leitura com a Joeline Rodrigues e Ariadne Chaves

16h – Contação de História “Meninas Negras” com Talita Aralpe

18h – Cinesesc


Dia 03/08 – sábado

10h – Roda de Conversa Literária

11h – Apresentação de dança do ventre com Lorena Ariel

14h – Mediação em Leitura com a Joeline Rodrigues e Ariadne Chaves 16h – Bebeteca “A Vida na Floresta” com Carla Senna

18h – Cinesesc

Local: Biblioteca do Sesc Cajuína

Tópicos: liter?ria, caju?na, cinesesc