Exposição destaca políticas públicas para pessoa com deficiência no Brasil

11/11/2013 16h58


Fonte Alepi

Aconteceu na manhã desta segunda (11), a solenidade de abertura da 4ª edição da exposição “Para Todos”, que objetiva mostrar o movimento político das pessoas com deficiência no país assim como a evolução histórica das conquistas adquiridas pelo segmento ao longo de décadas no mundo desde sua criação. A exposição se encontra na Praça do Povo da Assembleia Legislativa do Piauí e permanece até o dia 26 de novembro, sempre aberta ao público de 8 às 14 horas.

Com um panorama histórico que retrata as conquistas e garantias jurídicas ao segmento no Brasil desde a década de 1980, a exposição já esteve em 9 capitais nesse ano e é considerada uma oportunidade para tornar pública as mudanças no assistencialismo social no âmbito dos direitos humanos, que ocorre por meio de uma Convenção Internacional (ONU).

Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Antônio José Ferreira, a exposição visa mostrar aos piauienses a luta do movimento ao longo de séculos no mundo e no Brasil em especial. Ele destacou ainda as políticas públicas desenvolvidas em valorização ao segmento.

Avaliando como importante a exposição que fica durante 11 dias no Piauí, a deputada e incentivadora da causa no Estado, Rejane Dias (PT), destacou o Programa Mais Viver, criado pelo Governo do Estado do Piauí, em sintonia com o Brasil Sem Miséria instituído pelo Governo Federal, que em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem percorrido todo Piauí com o intuito de proporcionar assistência social combatendo a extrema pobreza no Estado piauiense.

Para o secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Piauí (SEID), Helder Jacobina, dados do IBGE de 2010 apontam que 76% dos municípios do Piauí, são atendidos com políticas públicas, que segundo ele é visto como expansão dos direitos dos deficientes no Estado. Ele ressalta que a SEID se encontra no primeiro lugar da Região Nordeste e quinta do país pelo trabalho apresentado.

Para acompanhar o cenário histórico da evolução das políticas de assistência social a pessoa com deficiência no mundo, a exposição conta com recursos multimidiáticos como vídeos, áudio-guia, texturas e brinquedos acessíveis são usados para proporcionar mais acessibilidade e comodidade aos visitantes que passarem pela exposição.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews