Família enterra corpo de idoso vítima de Covid em cova rasa no quintal de casa no interior do Piauí

10/06/2022 12h00


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSuposta cova com corpo de homem encontrada em fazenda na zona rural de Campo Maior, no Piauí.(Imagem:Reprodução)Suposta cova com corpo de homem encontrada em fazenda na zona rural de Campo Maior, no Piauí.

A Polícia Civil do Piauí apura as circunstâncias em que um idoso foi enterrado após morrer vítima de Covid-19 na zona rural da cidade de Campo Maior, distante 84 km de Teresina. O dono do terreno acionou na tarde de quinta-feira (9) a polícia após encontrar uma cova dentro da sua propriedade particular.

Ao chegar no local, a polícia civil constatou a presença da cova cavada de forma irregular com o corpo de um homem enterrado. Inicialmente, havia a suspeita de homicídio, descartada após análise do atestado de óbito.

Segundo o delegado que está investigando as circunstâncias do caso, Filipe Bonavides, a família não estava no local para prestar esclarecimentos sobre a morte, que aparentemente aconteceu há alguns meses. O delegado informou também que o caso não é considerado um crime.

“No interior é uma prática comum, a gente sabe que acontece demais. Estamos evoluindo na apuração e se trata de uma morte por Covid, há um registro médico atestando o falecimento e a sua causa”, esclareceu o delegado.

O corpo ainda permanece no local, e a exumação realizada pelo Instituto Médico Legal (IML) só acontecerá após autorização judicial, informou o delegado.

A prática, embora comum, não é permitida, em especial em casos de doenças contagiosas como Covid. Nestes casos, velório e sepultamentos precisam seguir protocolos de segurança. (Veja orientações ao fim deste reportagem)

"Descartada a hipótese de crime, as autoridades sanitárias serão notificadas para procederem à adequação dos procedimentos para sepultamento apropriado do cadáver, sobretudo por se tratar de morte causada pela Covid-19, em que existem protocolos próprios",
informou o delegado.

Protocolo sanitário para enterro de vítimas de Covid-19
Imagem: Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo  Coveiros usam equipamento de proteção durante enterro de vítima da Covid-19. (Imagem:Jorge Hely/Framephoto/Estadão Conteúdo ) Coveiros usam equipamento de proteção durante enterro de vítima da Covid-19.

Os enterros das vítimas da Covid-19 seguem as normas da Vigilância Sanitária. No máximo dez pessoas podem acompanhar, desde que mantenham distância entre elas. O caixão tem que permanecer lacrado. Não pode haver velório. Não é permitida a presença de idosos, crianças, grávidas, pessoas com doenças crônicas.

Os coveiros precisam se equipar com máscara cirúrgica, protetor facial, luvas de procedimento, botas impermeáveis de cano longo e avental descartável.

Tópicos: local, morte, covid