Fiscais do Imepi param atividades e lojas ficam sem fiscalização no PiauÃ
07/05/2014 08h23Fonte G1 PI
Imagem: G1 PIClique para ampliar
Faz mais de um mês que o governador José Filho assumiu o governo do estado, mas até hoje ele não nomeou ninguém para a diretoria do Instituto Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). Por conta disso, as fiscalizações estão sendo prejudicadas.
Na sede do órgão o quadro na parede exibe ainda a foto do ex-governador Wilson Martins e a sala da diretoria geral do Piauí não foi ocupada por um novo gestor. Do lado de fora do prédio carros de fiscalização do Imepi estão parados e os ficais de braços cruzados.
Eles reclamam que sem o gestor as gratificações pagas pela fiscalização não foram pagas. “Não tem quem ordene as despesas e nem pague os nossos salários, ticket de alimentação e vale transporte, resolvemos parar e pedir que o novo governador se sensibilize e nomeie um novo gestor”, disse Maria José da Silva, fiscal Imepi.
Na prática a fiscalização afeta lojas, supermercados e até postos de combustíveis. O resultado da falta do serviço é que a balança dos comércios e as bombas dos postos não estão sendo aferidas. Também não está sendo conferida a presença do selo do Inmetro nos produtos.
“Nós não temos como aferir estes produtos. Se os responsáveis não estão fazendo, o consumidor fica vulnerável ao descaso”, disse o motorista Raimundo Alves.
Por mês o Imepi realiza no estado cerca de 300 autuações e esta é uma paralisação que não tem data para acabar. “Hoje mesmo com a fiscalização acontecem muitas irregularidades e sem a fiscalização deverá ficar pior ainda”, reclamou o representante comercial André Bruzzi.
A assessoria de comunicação social do governo do estado disse que o gestor reconhece a demora na escolha do diretor, mas isso se deve ao critério rigoroso de escolha da equipe de governo e pediu um pouco mais de paciência.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui