Funcionária denuncia bebedouro quebrado e falta de água potável há 1 mês em escola no Sul do PiauÃ
01/06/2022 12h09Fonte G1 PI
Imagem: Arquivo PessoalFuncionária denuncia bebedouro quebrado e falta de água potável há 1 mês em escola no Sul do Piauí.
Uma funcionária reclama da estrutura precária e da falta de merenda para alunos na Unidade Escolar Firmo Monteiro, na localidade Pratinha, zona rural de Uruçuí. Segundo ela, o bebedouro disponibilizado na instituição está quebrado e os estudantes também não têm acesso à água potável desde o dia 25 de abril.
Ao g1, a Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí (Semec) informou que o bebedouro da escola passou por reparos anteriores, mas quebrou e será consertado novamente. Ressaltou que um freezer e garrafas térmicas são utilizadas para suprir a demanda do local e negou que estudantes não tenham acesso à água potável. Além disso, destacou que o pedido de um novo equipamento foi feito e deve ser entregue por fornecedores.
Em nota, a Semec também destacou que a merenda fornecida é calculada a partir do número de alunos matriculados na escola e irá averiguar a situação. Conforme o posicionamento, demais reparos estruturais emergenciais estão previstos, em breve, para a instituição.
De acordo com a funcionária, que preferiu não ser identificada, as aulas na unidade escolar foram retomadas no dia 25 de abril, após dois anos de atividades remotas. O local atende cerca de 80 crianças e adolescentes, nos turnos manhã e tarde.
“Os alunos estão bebendo água sem filtrar e a merenda não dá nem pra duas semanas. Lá não tem nem faca pra se cortar um frango, a faca que tem foi a merendeira que levou da sua casa. Tem vezes que a diretora leva da casa dela pra completar a merenda”, comentou a mulher.
Imagem: Arquivo Pessoal Funcionária denuncia condições precárias em escola no Sul do Piauí.
Conforme a funcionária, a escola possui cinco salas de aula. Em uma, parte do telhado está caindo, danificando paredes e provocando infiltrações.
“Lá, ao todo são dois banheiros, um masculino e um feminino, mas só funciona um. A Prefeitura só fala que vai arrumar e nunca”, completou.
Confira a nota completa da Secretaria de Educação de Uruçuí
Neste período de pandemia, tivemos muitos problemas em relação às estruturas das escolas, devido à falta de materiais e principalmente de mão de obras. Agora com a diminuição dos casos, estamos retomando todos os reparos emergenciais nas estruturas das escolas da zona rural e reformando simultaneamente 07 escolas na zona urbana, inclusive terminamos a reforma da escola Major Honório na comunidade Barra da Volta e estamos terminando essa semana a reforma da escola Antônio Costa na comunidade Porto Velho. Tão logo termine esse serviço, passaremos para a escola Firmo Monteiro.
Essa escola já foi feito reparos, mas infelizmente caiu um galho da árvore do pátio em cima do telhado e quebrou as telhas. A diretora procurou pessoas na localidade, mas até o momento não encontrou ninguém que possa fazer o serviço e por isso ainda não foi resolvido. Como os trabalhadores (pedreiros, marceneiro, etc) da Semec estão terminando o serviço em outra escola, estamos aguardando chegarem para enviarmos a escola Firmo Monteiro.
Sobre o bebedouro foi arrumado e enviado, infelizmente o mesmo quebrou novamente, vamos mandar buscar para arrumar novamente. Mas já fizemos o pedido de um novo, estamos aguardando os fornecedores entregarem. A escola tem freezer e garrafas térmicas para suprir a necessidade enquanto resolvemos o problema, acreditamos que os alunos não estão tomando água sem filtrar, por que isso é inadmissível! Sobre a merenda, isso nunca aconteceu de faltar merenda em nenhuma escola da rede municipal, e muito menos da diretora comprar merenda para os alunos. A merenda é calculada pelo número de alunos matriculados na escola. Vamos averiguar o que está acontecendo e tomarmos as medidas cabíveis para o bom funcionamento da escola.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui