Funcionário público volta a estudar depois de 20 anos para o Enem no PI

26/10/2013 12h18


Fonte G1 PI

Ascânio Sávio Santos Sousa, 55 anos, é funcionário público e depois de 20 anos voltou a estudar visando uma vaga no curso de ciência política da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A porta de entrada para o curso será a nota do Exame Nacional do Ensino (Enem). Neste sábado (26), Ascânio Sávio chegou cedo ao local onde fará as provas. O funcionário conta que a decisão de voltar a estudar aconteceu após ver três dos quatro filhos formados.

“Não estudei em cursinho. Minha preparação aconteceu em casa, revisando os assuntos com a ajuda dos meus filhos e da minha esposa. Ela é formada em enfermagem”,
contou.

Imagem: Patrícia Andrade/G1Depois de ver três filhos formados, o funcionário público resolveu tentar o Enem.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Depois de ver três filhos formados, o funcionário público resolveu tentar o Enem.

Ascânio diz que o fato de ter passado 20 anos sem estudar não o desestimula. Ele acredita que se não for aprovado conseguirá a vaga no Enem do próximo ano. “Vou tentar e se eu não conseguir a vaga para o curso de ciência política este ano, não saio prejudicado porque saberei como funciona o Enem”, revelou o funcionário.

Imagem: Catarina Costa/G1 PiauíCadeirante Antônio Pereira presta o Enem pela primeira vez no Piauí.(Imagem: Catarina Costa/G1 Piauí)Cadeirante Antônio Pereira presta o Enem pela primeira vez no Piauí.

Quem também faz o exame pela primeira vez é o cadeirante Antônio Pereira de Sousa. Ele é aposentado e deseja cursar Direito. “Lamento não ter me preparado mais para o Enem, no entanto, estou confiante de que faria uma boa prova. Se eu não obtiver êxito, a experiência de agora servirá para o próximo”, falou.

Sobre o exame


A edição de 2013 do Enem tem 7.173.574 candidatos inscritos. As provas acontecem neste sábado (26) e domingo (27) em 1.661 municípios. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.

O G1 traz a cobertura completa do Enem 2013 em todo o Brasil. Nas noites de sábado e domingo, após as provas, o G1 terá um programa ao vivo ouvindo os comentários dos professores do Projeto Educação, da Globo Nordeste, e do cursinho De A a Z, do e do Rio de Janeiro.

Também vai publicar a resolução das questões do Enem feitas por professores dos cursos pré-vestibulares Etapa, Oficina do Estudante e Objetivo.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: enem, provas, exame