Governador faz balanço e reconhece avanços em 180 dias
05/07/2011 13h35Fonte CCOM PI
O governador Wilson Martins disse, na manhã desta terça-feira (5), ao inaugurar a reforma do Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II, que o nível de aproveitamento das metas para os primeiros 180 dias de governo merecem comemoração, porque o trabalho da equipe fez com que o Piauí avançasse mais.
Wilson Martins reconheceu que das 408 metas definidas no início da atual administração nem todas foram alcançadas, mas as poucas não atendidas se devem a problemas que independem do trabalho dos gestores.
O governador destacou, como exemplo do trabalho do governo nos últimos seis meses, a inauguração da reforma do próprio Theatro 4 de Setembro, fechado há mais de dois anos, a reforma do Ginásio de Esportes Verdão, a conclusão da orla da praia de Atalaia e as pontes do Mocambinho, de Francisco Ayres e São João da Serra.
Ele também citou a construção das 4,3 mil casas do Residencial Jacinta Andrade, cuja primeira etapa deverá ser inaugurada pela presidente Dilma Rousseff, juntamente com a ponte do conjunto Mocambinho, a entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital de Floriano, a contratação de mais de 700 policiais militares e todos os concursados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e para a Controladoria Geral do Estado (CGE). O governador assegurou que os concursos públicos vão prosseguir.
Na área de saúde, Wilson Martins também citou a normalização na aquisição de medicamentos para pessoas excepcionais. A farmácia, hoje, dispõe de cerca de 147 tipos de medicamentos. “Se não temos todos os medicamentos é por conta de brigas e cartel de laboratórios e distribuidoras”.
Outro destaque do discurso do governador foi a produção de grãos. Segundo ele, na safra deste ano o Piauí superou as 2,5 milhões de toneladas de grãos, quase dez vezes mais do que a colheita registrada em 2002, de modestas 292 mil toneladas. Lembrou que menos de 15% dos Cerrados piauienses estão sendo utilizados e reconheceu que a região oferece grandes perspectivas de desenvolvimento nos setores de agronegócio e geração de emprego e renda.
No momento, segundo o governador, 81 trechos de estradas estão em obras no Piauí. Estão sendo investidos recursos do Tesouro Estadual, conseguidos através de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Wilson Martins garantiu que os investimentos em infraestrutura serão ampliados a partir do pagamento da dívida pública renegociada em 1986. O Piauí paga juros de 17% da dívida, que será quitada com o empréstimo que está sendo negociado com o Banco Mundial. No novo empréstimo, os juros serão de 1%. “Com o pagamento dessa dívida, vamos ter folga para tocar obras importantes”, acrescentou.
Para o futuro, Wilson Martins garantiu que até o fim deste ano o programa Ronda Cidadão, da Polícia Militar, chegará a todos os bairros de Teresina e até dezembro de 2012 aos municípios de Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.
Ao final, o governador agradeceu a todos os auxiliares e chegou a pedir desculpas pelos momentos de raiva que chegou a manifestar durante as reuniões de avaliação. “Estou muito satisfeito com o trabalho de minha equipe”, concluiu.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook